15 produtos que têm data de vencimento e você não sabia

Por: Elissandro Sutil

14/02/2017 - 11:02 - Atualizada em: 14/02/2017 - 13:22

Alimentos perecíveis são os primeiros itens que vêm à mente quando o assunto é prazo de validade. E, mesmo se você não for atento a este detalhe, a verdade é que ninguém sai por aí comendo pão embolorado ou comidas que cheiram mal, não é verdade?

O problema, no entanto, é que não são apenas os alimentos que vencem. Ao contrário do que muita gente pensa, inúmeras coisas de nosso dia-a-dia não são feitas para o uso indiscriminado, mas para nos servirem por um período limitado de tempo.

Quer um bom exemplo disso? Seu travesseiro e as almofadas do seu sofá têm uma data de validade. E sim, eles precisam mesmo ser descartados depois do tempo limite de uso, sabia?

Inúmeros produtos que temos em casa podem perder a eficácia ao longo do tempo. Veja a lista:

Veja 19 coisas que têm data de validade e você não sabia:

1. Almofadas: 2 a 3 anos

almofadas02

Não importa o enchimento de suas almofadas, o tempo transforma todos eles em colônias de ácaros. Isso, claro, sem contar que elas, assim como os travesseiros, ficam deformadas com o uso e causam dores no pescoço e nas costas.

2. Pantufas: 6 meses

pantufas 1

Outro ambiente perfeito para a proliferação de fungos são as amadas pantufas. Mesmo se lavadas com frequência, elas não deveriam ser usadas por mais de 6 meses.

3. Sutiã: 1 a 2 anos

calcinhas-sutia-miami-orlando

Sim, eles também têm data de validade. Assim que eles começam a perder o formato e a ficar com a elasticidade relaxada, é hora de ir às compras novamente.

4. Pentes e escovas: 1 ano

407979-Pentes-e-escovas-como-higienizar-1

Eles também devem ser trocados com frequência, mesmo que você os lavem ao menos uma vez por semana. Agora, se forem feitos de materiais naturais, como madeira ou cerdas vegetais, você precisa descartá-los com, no máximo, 10 meses de uso.

5. Toalhas: 1 a 3 anos

lavar-toalhas-banho-erros

Outro ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias são as toalhas, especialmente quando molhadas. Nem mesmo a lavagem é suficiente para limpá-las completamente depois de um tempo.

6. Escova de dente: 3 meses

limpeza-escova-dente-640x400

O tempo máximo de uso deve ser de 3 meses. Mas, na verdade, as escovas de dentes não devem ser substituídas apenas quando as cerdas estiverem gastas, mas depois de um resfriado, por exemplo. Elas podem carregar muitos vírus e bactérias.

7. Chupeta: 2 a 5 semanas

bebe-tentando-pegar-a-chupeta-foto-maxriesgoshutterstockcom-0000000000016444

Mesmo que pareçam novinhas, elas devem ser trocadas depois desse tempo. Isso porque elas juntam muitos micróbios no bico, normalmente feito de látex.

8. Água oxigenada: 2 meses

DSC06401

Se estiver fechada, ela conserva por 1 anos. No entanto, quando aberta, mesmo que você não tenha utilizado todo o produto, sua data de validade é de, no máximo, 2 meses.

9. Cadeirinha para bebê: 6 a 10 anos

Cadeirinha-de-bebê-diferencial-para-a-segurança-dos-seus-filhos

Com o uso, o plástico e a espuma da cadeira se desgastam e deixam de proteger o bebê. É exatamente por este mesmo motivo que não se deve, jamais, comprar uma cadeirinha dessas de segunda mão.

10. Extintor de incêndio: 15 anos

20978-gextintor

A não ser aqueles do carro, que vencem antes, os extintores podem amassar e até mesmo furos podem aparecer na mangueira. Isso, sem contar que o produto deixa de ter mais a mesma potência depois de um tempo.

11. Produtos de limpeza: 3 meses

economizar-gastos-produtos-limpeza

Embora muitos deles não especificam isso, se abertos, eles deixam de ter eficácia depois de 3 meses. sabão, desinfetantes e lustradores de móveis perdem a eficácia entre três e doze meses.

12. Inseticida: 2 anos

605154-Os-inseticidas-são-usados-para-exterminar-os-insetos.-Foto-divulgação

Depois de dois anos, eles já não servem mais para nada, já que a química perde a propriedade e é possível que o spray deixe de funcionar.após dois anos, a química contida nos venenos contra insetos perde o poder e o spray não funciona mais para exterminar as pragas.

13. Temperos: 1 a 3 anos

shutterstock_136859132

Nem mesmo eles resistem à ação do tempo: eles perdem o sabor e o aroma. Agora, se os temperos estiverem moídos, a data de validade é ainda menor: 6 meses.

14. Farinha: 6 a 12 meses

farinha-detrigo

Depende muito do clima, mas elas costumam estragar depois de 6 meses ou 1 ano.

 

 

15. Ração para pets

racao-premium-plus

Os alimentos dos bichos de estimação também precisam de atenção. Os úmidos (entre os preferidos dos gatos) costumam durar de 2 a 3 anos fechados, mas precisam ser guardados na geladeira e consumidos em, no máximo, 3 dias após aberto. A ração seca, por outro lado, tem um tempo maior de duração após aberto (podendo passar de um ou dois meses), mas costuma ter validade máxima de um ano e meio, mesmo com a embalagem fechada.

Fontes: Maxpress e Segredos do Mundo