Que Joinville é uma cidade maravilhosa todo mundo já sabe, mas você já visitou todos os locais de tirarem o fôlego que existem no município?
Sendo a cidade mais populosa de Santa Catarina, Joinville é um dos principais destinos para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura, arquitetura e culinária alemã.
- 10 lugares imperdíveis para tomar um bom café em Joinville
- 5 melhores restaurantes de frutos do mar em Joinville
- 5 lugares muito legais que você encontra no Airbnb em Joinville
Separamos aqui alguns dos principais pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer, e se já conhece, aproveitar para dar mais uma passada por lá. Você vai se surpreender novamente.
Importante frisar que por conta da pandemia de Covid-19, o funcionamento de alguns destes lugares pode ter sofrido alterações.
1. Baía Babitonga
A Babitonga é a maior baía navegável do Estado de Santa Catarina, com 24 ilhas.
Lá é possível passear de balsa para contemplar a paisagem que esse lugar maravilhoso oferece.
Os turistas também podem apreciar um passeio de barco que passa por 14 ilhas e aproveitar a parada de 1h30 no Centro Histórico de São Francisco do Sul.
2. Escola do Teatro Bolshoi (Festival de Dança)
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foi inaugurada em março de 2000 e é a única filial do famoso Teatro da Rússia.
Quem tiver interesse em conhecer basta agendar por telefone. O tour é guiado e mostra a estrutura do lugar, além de contar um pouco da história dos alunos e professores.
Para quem visita a cidade em julho ainda pode conferir o festival de dança que acontece na cidade todos os anos, atraindo muitos turistas e profissionais da área.
Funcionamento
- Endereço: Av. José Vieira, 315 (Centreventos Cau Hansen)
- Horários: diariamente às 10h e 14h30
- Agendamento: (47) 3422-4070
- Preço: R$ 10
- Mais informações: site oficial
3. Estação da Memória
O edifício que abriga um dos pontos mais visitados da cidade foi construído em 1906 e funcionou como estação ferroviária de Joinville. O prédio foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2008, tornando-se patrimônio arquitetônico brasileiro.
O prédio da estação esteve totalmente abandonado, servindo como moradia de mendigos, traficantes, pombos e cupins por muito anos, mas foi restaurada em 2007 mantendo todos os detalhes da época que foi construída.
Além da arquitetura que chama a atenção dos turistas, contando a história do local através dos trilhos e dos objetos de época, o local conta ainda com um auditório para a exibição de filmes, bares, cafeterias, lojas e área de exposição, o Museu do Ferro de Passar e ao seu lado, o armazém de cargas, construído em 1947, abriga o Museu da Bicicleta.
Funcionamento
- Localização: Rua Leite Ribeiro, s/nº (antiga Estação Ferroviária) – Anita Garibaldi – Joinville – SC
- Horário de visitação: terça a domingo, 10h às 16h
- Para mais informações: (47) 3422-5222 | [email protected]
- Entrada: gratuita
4. Estrada bonita
A estrada bonita foi fundada em 1885 por imigrantes que trabalhavam na construção da estrada de ferro de Paranaguá e vieram para a região instalar linhas de telégrafo. As famílias vivem até hoje no local, preservando a cultura da época.
O ponto turístico está localizado no Distrito Pirabeiraba, às margens da BR-101 e atrai turistas que buscam apreciar belezas naturais ou conhecer um pouco mais a região que lembra um vale de colonizadores alemães, principalmente por sua arquitetura característica e seus produtos coloniais.
Também é possível passear por algumas propriedades, tomar banho nas águas que descem as montanhas e visitar o museu rural.
Funcionamento
- Endereço: Estrada Bonita, Rio Bonito – Pirabeiraba
- Horário de funcionamento: Sempre aberto
- Para mais informações: (47) 3646-1271 | estradabonita.com.br
5. Mirante
A estrutura encontra-se no ponto mais alto do Morro da Boa Vista, na região central de Joinville. Com quase 250 metros de altura, é possível visualizar quase todos os bairros da cidade e ainda apreciar a linda paisagem da Baía da Babitonga.
Quem visita o local ainda pode percorrer uma trilha em meio a Mata Atlântica.
Funcionamento
- Endereço: R. Pastor Guilherme Rau – Saguaçu
- Horários: Diariamente, das 7h às 19h
- Entrada: Gratuita
6. Morro do Finder
Um dos locais mais visitados pelos amantes das paisagens naturais, o local conta com aproximadamente 50 mil metros quadrados de área de preservação de espécies ameaçadas de extinção, algumas nascentes e uma bela paisagem com vista panorâmica para Baía Babitonga.
O visitante pode chegar ao local a pé ou de bicicleta, onde encontrará trilhas, grutas, nascentes e lagos.
7. Museu Arqueológico do Sambaqui
É considerado referência em preservação do patrimônio arqueológico brasileiro e na produção de conhecimentos sobre povos construtores de sambaquis, que viveram na região a mais de 5 mil anos.
O museu foi criado em 1969, mas o prédio que hoje é sede do museu foi inaugurado em 1972 com cerca de 45 mil artefatos que evidenciam a cultura e o estilo de vida do povo sambaquiano.
Entre as peças estão ossos dos indivíduos, pontas de flechas esculpidas em quartzo, animais esculpidos em pedras, utensílios e ferramentas de fibras vegetais trançadas a mais de 3 mil anos.
Funcionamento
- Localização: Rua Dona Francisca, 600 – Centro – Joinville – SC
- Horário aberto ao público: terça a domingo, 10h às 16h
- Para mais informações: (47) 3433-0114 | [email protected]
- Entrada: gratuita
8. Museu da Imigração e colonização
O museu guarda objetos e documentos relacionados ao processo histórico de imigração e colonização do sul do país. O prédio foi projetado em 1870 para servir como administração da Colônia Dona Francisca e foi tombado pelo Iphan em 1939.
O local é dividido em quatro espaços de exposição:
O Casarão principal, antiga residência e sede da Colônia Dona Francisca foi construído em 1870. Com mais de 850 m², o prédio conta com exposições nos três pisos, onde o visitante pode conferir um pouco da arquitetura e decoração utilizados na época.
O Galpão de Tecnologia Patrimonial foi construído em 1963 e possui aproximadamente 280 m². Apresenta maquinários de trabalho dos imigrantes germânicos e também dos luso-brasileiros e açorianos que viviam na região de Joinville.
O Galpão de Transportes foi construído em 2006, possui mais de 250 m² contém vários meios de transporte usados na região. Conta com carroças usadas na segunda metade do século XIX e outras que circularam até a década de 1970.
O último espaço pertence a administração, antigo escritório do representante dos Príncipes e, mais tarde, dos Procuradores de seus herdeiros. Contém área de 66 m² e foi inaugurado em 1907.
Funcionamento
- Localização: Rua Rio Branco, 229 – Centro – 89201-080, Joinville – SC
- Para mais informações: (47) 3422-2154 | [email protected]
- Entrada: gratuita
9. Museu de Arte
O museu de Arte de Joinville foi inaugurado em 1976 para abrigar exposições e manifestações de artistas da cidade, conta com aproximadamente mil obras de colaboradores locais, estaduais, nacionais e internacionais.
A construção tem mais de 150 anos e foi tombada como patrimônio histórico, sendo uma das mais antigas de alvenaria em Joinville.
Antigamente a casa pertencia ao imigrante alemão Ottokar Doerffel, primeiro prefeito de Joinville e criador do primeiro jornal da cidade, na segunda metade do século XIX.
Funcionamento
- Localização: Rua XV de Novembro, 1400 – América, Joinville
- Horário de visitação: terça a domingo, 10h as 16h
- Para mais informações: (47) 3433-4677 | [email protected]
- Entrada: gratuita
10. Parque da Caieira
O parque tem como objetivo principal a preservação e conservação do patrimônio cultural e natural, mas isso não quer dizer que você não possa apreciar o local.
Localizado no bairro Adhemar Garcia, às margens da Lagoa do Saguaçu e com aproximadamente 1,27 km², o parque oferece trilhas ecológicas realizadas nas terças-feiras, mediante agendamento.
Funcionamento
- Horários: aberto todos os dias, 7h às 19h
- Para mais informações: (47) 3454-9018
11. Parque Porta do Mar
Inaugurado em junho de 2014, o parque está localizado à margem da Lagoa do Saguaçu. O destaque do local é o Trapiche com 126 metros de extensão, a estrutura conta com uma parte fixa e outra flutuante para possibilitar a atracação de embarcações.
Além disso, o equipamento conta com duas praças, uma delas com deck para o visitante apreciar a vista e outra com equipamentos de ginástica.
12. Parque zoobotânico
Anexo ao mirante, o parque foi inaugurado em 1995 após uma reivindicação dos moradores e conta com uma área de 17 mil m².
O parque traz a fauna e a flora da Mata atlântica e atualmente estão no local mais de 200 animais de espécies diferentes, além de conter uma área para recreação infantil, trilhas, quiosques e auditório para eventos.
Funcionamento
- Horário: de terça a domingo, das 9 às 18 horas
- Endereço: Rua Pastor Guilherme Rau, 462 – Saguaçu
- Mais informações: (47) 3431-5016
13. Pórtico
O Pórtico do Joinville é outro importante cartão-postal da cidade e recebe muitos turistas. O local é a principal entrada do município e foi construído em estilo enxaimel, influenciado pelas culturas alemã e holandesa.
O local foi inaugurado em 1979, durante uma das edições da Festa das Flores. Ao lado do pórtico os visitantes podem conhecer o moinho, onde funciona um restaurante e a choperia Opa Bier. O local também é a sede da Secretaria Municipal de Turismo.
14. Praia da Vigorelli
É parte da Baía Babitonga e acessível apenas por estrada de chão, a Praia da Vigorelli tem um ponto classificado como próprio para banho. Quem não quiser cair na água, pode apreciar a vista e aproveitar os restaurantes em seu entorno.
Além de curtir a brisa do mar, também é possível fazer passeios de barco ou balsa por lá. A balsa, faz a travessia da cidade de Joinville até a Vila da Glória em São Francisco do Sul.
Funcionamento
- Endereço: Estrada João de Souza Mello e Alvim, s/n° – Vila Cubatão
15. Rua das Palmeiras
Um dos principais cartões postais de Joinville, a Rua das Palmeiras está localizada no centro da cidade e se tornou uma parada obrigatória para os turistas.
A rua conta com 89 palmeiras imperiais, sendo que as 56 primeiras foram plantadas em 1873, e conecta a rua principal do centro até a rua do Príncipe com o Museu da Imigração.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger