Que semana para os roqueiros de todas as latitudes! Acima de tudo, o Dia Mundial do Rock (antes e depois do dia 13 de julho) costuma ser pródigo em shows e eventos variados em celebração a data, e não será diferente em Joinville!
Basta ver a agenda abaixo. Que, obviamente, não vive só de guitarras altas, mas também de MPB e música clássica, bem como de dança, cinema, teatro, artes visuais e até iniciativas beneficentes. Tem para todos, então, mãos à obra!
1 – Mostra Ingmar Bergman
Em Joinville, a mostra O Lobo à Espreita – Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman exibe gratuitamente cinco filmes dirigidos pelo lendário diretor de cinema sueco: “O sétimo selo” (1956), “Morangos silvestres” (1957), “Persona” (1966), “A hora do lobo” (1968) e “Vergonha” (1968). As duas primeiras sessões contarão com psicanalistas convidados.
Quando: de terça (10) a sábado (14), às 19h30, no Sesc.
2 – Cineclube Premium
Atração da semana na 33Arthouse é o documentário “Visages, Villages” (2016), da cineasta Agnès Varda e o artista plástico JR, dois franceses fascinados por retratos e pelas classes populares. Eles resolvem circular pelos vilarejos da França em busca de histórias pessoais, depois convertidas em grandes painéis nas paredes de casas, galpões e fábricas.
A ideia é recobrar a humanidade do espaço urbano e lembrar que aquelas pequenas cidades resistem graças a agricultores.
Quando: quarta (11), às 20h, na 33Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).
3 – Oficina de artes cênicas
A Periplo Compañia Teatral, de Buenos Aires, ministra oficina O Ator na Criação e Composição Cênica. Será aborda a relação entre texto e subjetividade.
Neste processo de relação prática entre o ator e o texto dado, as diferentes linhas que compõem a situação do palco serão criadas e dinamizadas, e, inicialmente, não aparecerão na superfície. Inscrições aqui.
Quando: quinta (12) e sexta (13), às 18h30, no galpão da Ajote.
4 – Ricardo Ledoux
O projeto de circulação do show Caos da Manhã tem mais uma parada: a Casa da Cultura. À tarde, às 14h, o músico Marcos Archetti ministra uma oficina de prática de conjunto, e à noite ele integra o trio de Ricardo Ledoux na apresentação das músicas autorais do cantor/compositor. Os dois eventos são gratuitos.
Quando: sexta (13), às 19h30, no auditório da Casa da Cultura.
5 – Liberdade criativa
O bate-papo sobre criatividade faz parte da programação da exposição “Liberdade Criativa”, dos artistas visuais Thaiz Zafalon e Fernando Bahr.
Além do relato sobre o processo para a concepção da mostra, Thaiz e o curador Rodrigo Domingos convidaram o artista visual Paulo Agostini (foto), grande representante da arte urbana catarinense, para falar sobre seu trabalho.
Quando: sexta (13), às 20h, no Garten Shopping.
6 – Os Depira
O primeiro show d’Os Depira em Joinville neste ano não poderia acontecer em data melhor senão o Dia Mundial do Rock.
Dois elementos adicionais para um show em alta voltagem, como sempre, recheado dos clássicos depirianos e algumas pérolas pinçadas do cancioneiro roqueiro. Antes e depois, a trilha sonora é com o DJ Márcios.
Quando: sexta (13), às 23h, no Delinquent’s Bar.
7 – Feminino Livre
O projeto desenvolvido pela fotógrafa Andressa Corrêa em suas redes sociais se desdobra em uma exposição com imagens selecionadas dos ensaios que ela produziu desde março.
Feminino Livre mira a valorização da real beleza feminina, sem padrões pré-estabelecidos e pré-julgamentos, elevando a autoestima das mulheres fotografadas por Andressa.
Quando: sábado (14), abertura às 10h30, no restaurante Casa do Capitão (rua Saguaçu, 212).
8 – Congresso Brasileiro de Dança
Pelo segundo ano, Joinville sedia o congresso, que desta vez terá um viés educacional em sua grade de palestras e oficinas. Também estão previstos três espetáculos. A programação é aberta a todos os interessados em dança, e não apenas aos atuantes na área. A programação se encontra aqui.
Quando: de sábado (14) a segunda (16), no Grupo AZ Arte (rua Paraná, 390) e Grupo Censupeg (rua Ministro Calógeras, 192).
9 – 3º Rock’n Ville
Festival produzido pela Secult em comemoração ao Dia Mundial do Rock. Entre covers e sons autorais, tocam as bandas joinvilenses Arruaceros, Azul Rasgado, Comanches, Alforges, Symmetrya, Vasilhames, Lazy Gun, Mr. Rox, Cartago e Commando 47.
Quando: sábado (14), a partir do meio-dia, na praça do Mercado Público.
10 – “A Canção dos Sonhadores” (foto no alto)
Após ministrar a oficina, a companhia argentina apresenta um de seus espetáculos recentes. Conversando com autores argentinos notáveis, como J. Cortázar e R. Juarroz, o grupo espia o comportamento humano como um mistério inesgotável.
Dormir, acordar, a tarefa de amaciar o tijolo todos os dias, a tarefa de romper a massa grudenta que é proclamada “mundo”. Estamos dormindo ou acordados?
Quando: sábado (14), às 20h, no galpão da Ajote.
11 – Astralplane
A banda, formada em Salvador em 2015, vem mostrar seu rock psicodélico com elementos de música popular brasileira presente num EP e num DVD virtual. A anfitriã da noite é a local Bonfim, que aproveita para revelar o conteúdo de seu primeiro registro, ainda em gravação.
Para completar, o evento acontece num possível novo espaço para show alternativos em Joinville, o Gajah Hostel.
Quando: sábado (14), às 20h, no Gajah Hostel (Servidão Fritz Alt, 240, Boa Vista).
12 – Brutal Player 6
A nova edição do festival de metal extremo atrai para Joinville uma das revelações do estilo no Estado, a Somberland, de Criciúma. Juntam-se a elas a veterana Khophus (São José), Divulsor (Curitiba) e a local Retaliate, apresentando a nova formação.
Quando: sábado (14), às 19h, no Delinquent’s Bar.
13 – Vox Camerata
O grupo vocal de câmara faz a derradeira apresentação de sua temporada de estreia. Mais uma vez terá a companhia da Orquestra Prelúdio na execução de “Glória em Ré Menor”, uma das peças mais famosas de Vivaldi.
Quando: domingo (15), às 10h, na Sociedade Cultural Lírica.
14 – Arraiá do Rock
Evento que junta música e ação social em clima de festa junina. Dez bandas da cidade estão escaladas: Bendito Bem, Para Todos, Mad Head Machine, Cláudio Ramalho e Banda, Raiz Vital, Somaa, Cachorro do Mato, Nega Jurema, Mosaico Adulto e Sultana.
A venda nas barracas será revertida para entidades beneficentes.
Quando: domingo (15), a partir das 10h, na praça do Mercado Público.
15 – 1a FeijoArte
Promoção do Centro de (Trans)formação Cultural Arte para Todos, o evento promete farta variação para arrecadar fundos para a continuidade das atividades. Começa ao meio-dia com feijoada e segue com transmissão da final da Copa, oficinas (artes visuais, dança, teatro), sarau musical, brechó e feiras de arte, de produtos artesanais e de objetos variados.
Quando: domingo (15), a partir do meio-dia, no Centro Arte para Todos (rua Salgado Filho, 27, Saguaçu).
16 – Rotten Boys
Outra atração vindo da Argentina, só que no campo do punk/hardcore. A Rotten Boys, formada em 2011 na região de Misiones, capricha na pauleira enquanto desopila o fígado em meio a temáticas sociais. A abertura fica a cargo das bandas joinvilenses Fugoz e Farto Hardcore.
Quando: domingo (15), às 20h, no Delinquent’s Bar.
–
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui