13 exposições em Joinville para visitar até maio

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

24/04/2019 - 13:04 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

1 – Bolhas
O artista visual joinvilense Jonca propõe uma reflexão sobre o individualismo presente em nossa sociedade e as possibilidades de descobertas para aqueles que se sujeitam a sair de suas “bolhas”, esses ambientes aparentemente “confortáveis”, para transformar a estagnação e a alienação em uma vida de constante mudança.
Quando: até 26 de maio, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).

2 – Etérea
Etérea é um adjetivo da língua portuguesa que significa relativo ao éter, que tende a ser volátil ou fluído. Também possui um significado figurado, referindo-se ao que é sublime, celeste ou delicado. Esse foi o nome que a artista Júlia R. Zanella deu para sua exposição, que reúne 15 obras em aquarela que carregam a história de diferentes culturas, trazendo a personificação de crenças por meio da figura feminina. As mitologias pré-colombianas, africanas, europeias e asiáticas invocam os mesmos temas através de suas respectivas lentes sociais, traduzidas em pinturas com muitas cores e buscando delicadeza ao tratar das variadas formas de ver os fenômenos da vida.
Quando: até 31 de abril, no Garten Shopping (ao lado da loja Centauro).

3 – Paredes aos Quadros (foto no alto)
As 14 obras em grafite são de artistas locais e regionais, entre eles Felipe Reiz, Satiro, Jonca e Bilbo. Elas retratam curiosidades e contextualizam como a arte grafite se tornou uma referência mundial contemporânea na sociedade atual. Todo o valor arrecadado com as vendas será revertido para o Instituto Priscila Zanette (IPZ), que desde 2010 atua na prevenção social por meio de ações socioeducativas, esporte e vínculo familiar.
Quando: até 26 de abril, no Shopping Mueller (corredor da loja Arezzo).

4 – A Filha do Imperador
Nesta exposição, o paulista radicado em Joinville Fabio Pantoni mira a história da cidade ao revisitar a figura da princesa Dona Francisca. Nas 18 telas, Fabio monta um quebra-cabeça de imagens baseado em no romance histórico “Dona Francisca de Bragança, a Princesa Boémia”, da escritora portuguesa Maria José Fialho Gouveia.
Quando: até 5 de maio, no Instituto Internacional Juarez Machado.

5 – Litografias – Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró
A mostra reúne 20 obras do pintor, escultor, gravador e ceramista catalão, cujo experimentalismo o tornou um dos grandes artistas visuais do século 20. Suas telas e esculturas de grandes proporções estão espalhadas pelo planeta, e alguns dos maiores museus do mundo já lhe renderam antologias. “Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró” é a homenagem literária que o poeta e dramaturgo espanhol Rafael Alberti ( 1902-1999) prestou ao artista amigo e conterrâneo. Os versos são inspirados na vida de Miró e sua companheira Pilar, evocando uma viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, caramujos, o sol, a lua, as estrelas, gnomos.
Quando: até 5 de maio, no Instituto Internacional Juarez Machado.

 

6 – Liberdade de Movimento
Em sua nova exposição, a artista plástica Vera Russi Mattar reflete sua autonomia ao produzir seus quadros, que trazem pinceladas soltas e temas que mostram o seu movimento pessoal. Segundo a professora Miriam Aparecida da Rocha Joaquim, “a artista não tem preferência por um tema específico, contudo, a natureza está sempre presente, seja nas paisagens, varandas, jardins ou naturezas mortas. Por vezes animais de estimação e pessoas complementam os lugares impressos delicadamente nas telas”.
Quando: até 6 de maio, no Shopping Cidade das Flores.

7 – Barbie
A Barbie, primeiro brinquedo fashionista e empoderado do planeta completa 60 anos em 2019. Para marcar o aniversário, uma série de atrações gratuitas acontece no Shopping Mueller. Além da expor, na loja Divertoon, mais de cem modelos da boneca, Rejane Rodacki – considerada uma das maiores colecionadoras de Barbies de Santa Catarina – conversa com a digital influencer Duda Laurentino às 19h desta quinta-feira (25), na praça de alimentação.
Quando: até 23 de maio, no Shopping Mueller.

8 – Retratos Brincados
Abrindo a edição 2019 do projeto Garten Art, a artista visual SoniaRosa, expõe “Retratos Brincados”, conjunto de obras no qual, mais uma vez, promove o resgate do ato de brincar. Aqui, memórias, brinquedos, brincadeiras e sentimentos revivem uma infância do passado, onde o brincar era livre e não se limitava entre quatro paredes, lançando um questionamento sobre a era dos brinquedos e jogos eletrônicos. São retratos lúdicos e mágicos de personagens que permeiam o universo da criança do passado e do presente.
Quando: até 22 de maio, no Garten Shopping.

9 – Vanitas
Vanitas, nas artes, é um tipo de obra de arte simbólica especialmente associada com o gênero de pintura still-life (natureza-morta). A palavra em latim significa “vacuidade, futilidade”, na história da arte é interpretada como “vaidade”, e pode ser compreendida como uma alusão à insignificância da vida terrena e à efemeridade da vaidade. Este é o tema da exposição da artista visual Juli Rossi, na qual ela destaca sua visão a respeito de uma verdade por vezes desconcertante: a única certeza da vida é o fim, aqui representado por caveiras.
Quando: até 21 de maio, no Garten Shopping.

10 – Casa
A Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj) inaugura nova exposição coletiva em sua sede. Vinte artistas ligados à entidade apresentam uma gama variada de trabalhos (fotografia, pintura, instalação e objeto) em torno do tema “casa”. Com esse mote, os artistas utilizam suas linguagens para torná-lo real conforme suas ideias, memórias e lembranças de longo tempo.
Quando: abertura nesta quinta (25), às 20h, na galpão da Aaplaj (Cidadela Cultural). Visitação até 26 de maio.

 

11 – Palavra Tomada
A exposição do artista visual Sérgio Adriano H apresenta 21 obras, entre fotografias, objetos e vídeos. Em comum, elas trazem o posicionamento do artista contra o racismo expressado por meio da palavra falada e escrita. Entre os trabalhos apresentados estão o livro Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa cortado a laser, cuja sombra projeta na parede a palavra “mata”. Também consta uma instalação com 12 roupas brancas, de tamanho infantil, que trazem ditados populares e comentários racistas.
Quando: até 24 de maio, na galeria do Sesc.

 

12 – A Viagem de Kamakura a Kioto, Leva 12 Dias
O artista argentino, radicado em Balneário Camboriú, Marcelo Urizar apresenta 12 obras criadas com a técnica do desenho, que usa a textura comacrílico sobre tela para dar vida a uma viagem de sonho entre Kamakura e Quioto, na qual coisas surpreendentes acontecem nos 12 dias que ela dura.
Quando: até 26 de maio, na Galeria 33 (rua Bento Gonçalves, 33).

 

13 – A dialética do corpo
A exposição reúne esculturas e esboços assinados pelo escultor alemão Fritz Alt, um dos mais emblemáticos artistas de Joinville. Com obras de pequeno, médio e grande porte, a mostra retrata a relação da arte de Fritz Alt com o corpo humano, seus gestos e movimentos, bem como a diversidade de materiais utilizados e o processo de criação diferenciado, concebido pelo próprio artista.
Onde: Museu Casa Fritz Alt.

Notícias no celular

Whatsapp

Rubens Herbst

Orelhada é um espaço dedicado a tudo o que acontece no cenário cultural da região de Jaraguá do Sul e Joinville.