13 programas para o seu fim de semana em Joinville

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

24/05/2019 - 15:05 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

1 – “Wiener Dog – uma Vida de Cão”
No filme de 2016 do diretor americano Todd Solondz, uma cachorrinha basset passa pelas mãos de quatro donos. Ela ensina a um garotinho uma distorcida lição de vida. Em seguida, é adotada pela técnica em veterinária Dawn Wiener, que, ao reencontrar um conhecido do passado, sai pelo mundo em um road trip. Quando deixa sua dona para trás, a cachorrinha passa pelas mãos de um confuso professor de cinema e de uma amarga senhora e sua neta gananciosa.
Quando: sexta (24), às 20h, na 33Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

2 – “Noite de Palhaçaria (ou Palhaçaria para apresentações diurnas)”
A Traço Cia. de Teatro, de Florianópolis, é a responsável por este show cômico regado a riso e à palhaçaria. O elenco do grupo mostra toda sua graça numa apresentação de gala e de muito humor.
Quando: sexta (24), às 20h, no Sesc Joinville.

3 – “Contos Notívagos”
Sozinho em uma rádio, um locutor faz seu programa de todas as madrugadas, “Contos Notívagos”. Nele, conta histórias de realismo fantástico, noite após noite, sempre com a desconfiança de que ninguém o está ouvindo. O espetáculo de bonecos por Marcelo Souza (Itajaí) é baseado em contos do escritor argentino Alejandro Dolina mesclados aos poemas do itajaiense Bento Nascimento.
Quando: sexta (24), às 20h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

4 – Cultura indígena
A Confraria do Escritor promove mais um encontro para discutir as várias faces da literatura. Desta vez, o tema em questão é “Falas Indígenas”, que será explorado por Marilene Escobar e Wilson Moreira, da etnia Guarani, com a mediação da especialista Alcione Pauli. Além do debate, serão comercializadas peças de artesanato e livros sobre a cultura indígena.
Quando: sábado (25), às 10h, na Livraria O Sebo.

 

5 – Carnaval
O Arquivo Histórico de Joinville realiza nova edição do projeto “Pesquisa em Evidência” e apresenta a palestra “Carnaval! Indicativos do folguedo como festa popular mais antiga de Joinville – vestígios do século XIX e início do século XX”. O tema será ministrado pelo mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade Regional de Joinville (Univille), Joceli Fabrício Coutinho, e tem o objetivo de mostrar que o Carnaval faz parte da tradição cultural da cidade, conforme abordado em sua pesquisa “Os Desfiles Carnavalescos como Direito Cultural em Joinville”.
Quando: sábado (25), às 10h, no Arquivo Histórico de Joinville.

 

6 – La Compostera (foto no alto)
La Compostera é uma banda de Joinville que explora as possibilidades da música brasileira e outras influências. Os integrantes de sua formação atual são Nayara Piloni (voz), Bárbara Saturnino (contrabaixo), David Reis (guitarra), Lucas Machado (bateria) e Vinícius Ferreira (violão, teclado e voz).
Quando: sábado (25), às 20h, no Sesc Joinville.

 

7 – “Um Inimigo do Povo”
Estas são as últimas apresentações da temporada de estreia da peça da Cia. Rústico Teatral, que remontou o texto escrito em 1882 pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. A história se passa em uma pacata cidade na costa da Noruega, onde o dr. Thomas Stockmann acaba de fazer uma importante descoberta: as águas do balneário local, base da economia da cidade, estão infectadas. Sob forte represália do prefeito (seu irmão Peter), Thomas decide revelar a notícia à população, ainda que o futuro de sua família e sua reputação estejam ameaçadas.
Quando: sábado (25) e domingo (26), às 20h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

 

8 – Dia do Orgulho Nerd
Em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd, comemorado em maio, o Garten Shopping promove atrações relacionadas ao universo geek. Em parceria com o evento Hanamachi, vão acontecer exposições, passa ou repassa, concurso de K-Pop e cosplay e bate-papo sobre o universo nerd.
Quando: domingo (26), das 10h às 19h30, na praça de eventos do Garten Shopping.

9 – Piquenique Literário
Como um aquecimento para o início da 16ª Feira do Livro de Joinville, no dia 7 de junho, o piquenique literário contará com atrações culturais e atividades recreativas, além de servir como ponto para doação de volumes. Um lançamento oficial da feira também está previsto.
Quando: domingo (26), das 10h às 16h, no Parque Hansen (recreativa da SER Tigre).

 

10 – Slam J.O.
Divulgar os poetas, MC´s, músicos independentes e artistas visuais do norte catarinense. Esse é o mote do Slam J.O., batalha de poesia falada que acontece no último domingo de cada mês e chega a sua quinta edição. A organização cabe a Tiago Schult, João Maurente, Nahuana Boebel e Victor Sarmanho. As “batalhas de versos” se firmam como espaço de literatura nas periferias, ocupando cada vez mais espaços fora dos bairros, e assim se firmando como palco da diversidade literária.
Quando: domingo (26), das 15h às 18h, no Parque das Águas.

11 – Leia Mulheres
O clube de literatura discute neste mês “Quarto de Despejo”, primeiro livro da Carolina Maria de Jesus, considerada uma das mais importantes escritoras negras do país. Publicado em 1960, o livro tem origem no diário de Carolina, que foi catadora de lixo na comunidade do Canindé, em São Paulo (SP), onde morava com os três filhos. Traduzida para treze línguas, a obra relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. Traduzido para 13 idiomas, a obra ganhou o mundo, foi um sucesso de vendas e foi comentada por grandes nomes da literatura brasileira.
Quando: domingo (26), às 15h, na Amorabi (rua dos Esportistas, 510, Itinga).

 

12 – “Fronteiras”
Da pangeia, continente único sobre a Terra, aos dias de hoje avançamos muito em geografia, cultura e questões socioeconômicas, o que antes era o todo, hoje é separado. Criamos barreiras religiosas, políticas, raciais e econômicas, fronteiras que ora se fundem, e ora segregam. Com esse tema, o artista visual Andrey Roca apresenta uma exposição com obras abstratas que fazem refletir sobre a importância do multiculturalismo e como a sociedade civil pode contribuir para a paz ou para o conflito com os refugiados que estão em busca de uma vida segura e melhor.
Quando: até 26 de junho, no Garten Shopping.


13 – “Crianças no Caminho”

O reconhecimento recente da comunidade quilombola Beco do Caminho Curto, de Pirabeiraba, distrito de Joinville, motivou o fotógrafo, designer e professor da Univille Roy Schulenburg a expor para o público fotos de crianças produzidas durante ações do projeto de extensão Caminho Curto da Universidade na comunidade. Os pais das crianças autorizaram a divulgação. Foi no envolvimento com o projeto que Roy se deparou com ‘Crianças do Caminho’, título de sua primeira exposição.
Quando: até 3 de julho, no Garten Shopping.