11 coisas para fazer em 11 dias de Schützenfest

Por: Elissandro Sutil

09/11/2017 - 10:11 - Atualizada em: 17/11/2017 - 14:35

A Maior Festa de Atiradores do Brasil chegou à sua 29ª edição, com muita coisa boa e tradição germânica. Vai ter muita cerveja gelada, música animada, boa gastronomia típica e vários momentos especiais. Bom, todo mundo já sabe que a programação está recheada de atrações, e pra quem não quer perder nadinha, a gente resolveu ajudar.

Preparamos aqui uma listinha bacanérrima pros jaraguaenses e turistas aproveitarem muito a festa. E aí vocês é que escolhem: fazer tudo isso dividindo por dias ou tudo de uma só vez. O que importa mesmo é aproveitar e se divertir muito! 😉

1 – Ver de pertinho a sangria do 1º barril de chope

A vantagem de participar do primeiro dia de festa é poder presenciar esse momento da cerimônia de abertura. Pode parecer simples, mas a sangria é um momento muito legal e simbólico, dando o primeiro passo para o início da festa mais esperada do ano, aqui na região..

2 – Fazer um mini festival de chope

Tudo bem que Schützenfest é um evento voltado às tradições germânicas no tiro esportivo, masssss não é só por isso que a festa é tão amada pelo pessoal daqui. A variedade de cervejas e chopes geladinhos também são o grande chamariz da galera. E, pra não deixar de experimentar nenhum chope deste ano, que tal fazer um mini festival pra curtir com a família ou amigos?

É uma dica bem legal pra quem não quer gastar muito: chame uma galera animada, que ame cerveja -claro, façam uma vaquinha e comprem todas as cervejas disponíveis na festa (uma de cada pra começar) e façam aquela rodada de degustação. Aquela que você mais gostar pode ser a escolha da sua próxima compra.

3 – Curtir a exposição de carros antigos

No terceiro dia de festa, 11 de novembro, os pavilhões A e B vão receber a exposição de Autos e Clássicos. Os veículos estarão expostos entre as 10h e as 18h.

4 – Prestigiar o Desfile das Sociedades

Esse é uma questão de tradição! Eles acontecem sempre nos domingos de Schützen, que neste caem nos dias 12 e 19. É um momento bastante divertido e cheio de criatividade. Além disso, também é uma forma de acompanhar a trajetória das Sociedades de Tiro da cidade, as responsáveis pela criação da festa em 1989, e também por manterem vivas as tradições germânicas por aqui.

Os desfiles vão acontecer na Rua Walter Marquardt, com início previsto para as 10h.

5 – Praticar o tiro esportivo

Visitar a Schützenfest e não praticar o tiro esportivo é a mesma coisa que não visitar. Se a festa celebra a tradição viva do tiro esportivo na cidade, como deixar de experienciar essa prática?

6 – Praticar o arco e flecha

Esta é uma das novidades dos últimos anos da Schützen. No ano passado, a presença do arco e flecha deixou a galera muito interessada pela prática da modalidade também. E desta vez ela voltou, e já tem gente ansiosa pra tentar “flechar” o alvo.

7 – Curtir o show de uma banda típica

Pode esperar muita música animada pra dançar este ano na Schützen, porque desta vez mais de 50 bandas tipicas devem subir ao palco do evento em 11 dias de festa. Entre as bandas mais famosas estão a Vox 3, Her Schmidt, Bavária e banda Cavalinho. #FicaDica

8 – Almoçar ou jantar no Restaurante Típico

Ahh, esse não dá pra deixar de fazer. Principalmente se você é turista, porque vir em terra de alemão e não experimentar os famosos pratos típicos é dose!

Quem vai ficar responsável pelos pratos será o Restaurante da Armalwee, já famoso na cidade por manter vivos os sabores germânicos. Ele vai funcionar todos os dias das 11h15 às 15h e das 19h às 23h.

9 – Visitar os “Eckes” (cantos) de alimentação

Nem todos os eckes terão comida típica alemã, mas você não pode deixar de passar por lá e experimentar alguma coisinha diferente. Quer exemplos? O Kartoffel Ecke (canto da batata), Pretzel und Waffle Ecke (canto do pretzel e waffle alemão), Spätzel Ecke (canto do macarrão alemão), Wurst Ecke (canto da salsicha alemã).

O legal é chegar cedo e ficar lá para as refeições “obrigatórias” do dia, como almoço e janta. Assim você não precisa comer tudo de uma vez só, né?

10 – Curtir a apresentações de grupos folclóricos

Gastronomia e cerveja combinam com o que? Com uma boa rodada de cultura! Quem passar pela Schützen também não pode deixar de acompanhar as apresentações culturais que vão rolar na festa; com a presença de grupos folclóricos da cidade. É lindo de ver!

11 – Torcer pelas candidatas na escolha das majestades

Essa é especifico do último dia, galera! É no domingo, dia 19 de novembro, que serão escolhidas as as majestades para representar a Schützenfest do próximo ano. A escolha é feita pelas sociedades, mas a torcida é livre e a galera vai lá pra gritar e dar força pras candidatas.

E aí, gostaram do nosso pequeno roteiro de dicas? Agora não pode mais dizer que falta coisa pra fazer na Schützen.