11 brincadeiras simples e divertidas para distrair as crianças durante o período de quarentena

Foto Pexels

Por: Elissandro Sutil

24/03/2020 - 14:03 - Atualizada em: 24/03/2020 - 14:15

Com as aulas presenciais suspensas e a recomendação para permanecer em casa, pais e familiares vem enfrentando o desafio de ocupar o tempo livre das crianças.

O momento é oportuno para estreitar os laços com os pequenos, aproveitar o tempo com a família reunida e criar atividades que possam ser desenvolvidas por todos.

Para isso, é importante explicar a situação e deixar claro que não são férias escolares, mas sim, uma medida para contenção do coronavírus.

Mantendo as regras de higiene e cuidados pessoais em casa, assim como uma boa alimentação, as brincadeiras e o tempo de qualidade com a família estão liberados e é só aproveitar!

Confira abaixo 11 brincadeiras para fazer com os pequenos

Acampamento sem sair de casa

Não tem barraca? Monte uma barraca com lençol, coloque brinquedos, cadeirinhas e prepare lanches saudáveis como se estivesse fora de casa. Livros com histórias podem completar a brincadeira.

Mini horta

Depois de plantar, oriente as crianças a cuidar das plantinhas todos os dias, regando ou colocando ao sol.

Circuito com obstáculos

Os móveis da casa são os obstáculos, diga que é um desafio e pode ser completo com uma missão, por exemplo: precisa chegar até o quarto, passando por debaixo da mesa, pulando só de um pé no corredor e sem deixar uma bola cair.

Brincadeiras de faz de conta

Vale brincar de loja, escolinha, restaurante, médico, veterinário, etc.

Stop

Para os grandinhos, essa brincadeira clássica diverte a família toda.

Jogos de tabuleiros

Há muitas opções e os maiores adoram.

Mímica e estátua

Garantem várias risadas para a família toda.

Dobraduras com papel

No Youtube tem vários vídeos que ensinam a fazer origamis, técnica japonesa que cria formas com papel sem cortes nem cola. Faça aviões de papel e crie um alvo para acertar ou uma corrida de barquinhos de papel.

Detetive

Crie uma lista com objetos que as crianças precisam encontrar pela casa.

Caça ao tesouro

Esconda um “tesouro”, crie um mapa e espalhe pistas pela casa, depois a brincadeira pode inverter com as crianças escondendo o tesouro e desenhando o mapa para os adultos encontrarem.

Armadilha

Com o papel crepom cortado em tiras, forme uma espécie de teia à medida que vai colando as tiras nas paredes do corredor. Coloque em alturas e posições diferentes para criar o efeito de obstáculo e desafie a criança a atravessar de um lado para o outro no corredor, sem tocar nas tiras.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul