10 praias pouco conhecidas, mas incríveis em Santa Catarina

Foto Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/10/2024 - 11:10 - Atualizada em: 14/10/2024 - 11:15

O litoral catarinense oferece uma diversidade de praias para todos os gostos. Com o fim do inverno e a temperatura esquentando aos poucos, chegou a hora de deixar a brancura da pele pra trás e aproveitar o sol, tudo dentro do maior cuidado possível.

Para quem curte praias sem muita badalação e recantos inexplorados, o OCP destacou 10 opções para você curtir nesta primavera, já com cara de verão. Confere e aproveite.

1 – Lagoinha do Leste – Florianópolis

Foto: Reprodução/Destino Florianópolis

 

Um dos recantos da Ilha da Magia, a Praia da Lagoinha do Leste só é acessível por barco de pesca ou por uma caminhada de 1 hora por uma trilha íngreme de 2,2 quilômetros a partir da Praia do Pântano do Sul. É um verdadeiro paraíso, com encontro de um lago de água doce e o mar, tudo contornado por uma vegetação densa e dunas de areia branquinha.

2 – Praia de Itaguaçu – São Francisco do Sul

Foto: Divulgação/PMSF

Uma praia com uma faixa de areia bem extensa, mar claro e bom para um mergulho. Fica entre Ubatuba e a Praia do Forte. Por ser um local tranquilo, é bom para frequentar com crianças. O mar varia bastante e alguns dias tem ondas mais fortes nos costões, onde os surfistas também aproveitam. O passeio de um lado a outro garante lindas fotos, em pontos de contemplação do nascer do sol.

3 – Praia Vermelha – Penha

Foto: Divulgação/PMP

A Praia Vermelha tem uma larga faixa de areia dourada e fofa, e o mar é levemente agitado, formando algumas ondas quando venta. Segundo a prefeitura, há sempre muitos parapentes sobre a praia, pois o morro dela é um dos melhores locais do Sul do Brasil para o esporte. É uma boa opção para todos os públicos, principalmente para os que priorizam o descanso e contato com a natureza.

4 – Ilha do Campeche – Florianópolis

Foto: Leonardo Sousa/PMF

A Ilha do Campeche está aberta à visitação controlada e é uma das principais atrações para ecoturismo e viagens de aventura em Florianópolis. De fácil acesso a partir de Florianópolis, a ilha tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tem águas claras e calmas, perfeitas para prática de mergulho com snorkel. Além disso, possui algumas trilhas que passam por morros cobertos de Mata Atlântica e sítios arqueológicos para visitação. A Ilha do Campeche tem boas opções de lazer, como passeios de escuna e barco.

5 – Itapirubá – Laguna

Foto: Divulgação/PML

Um recanto escondido no litoral sul de SC. Na verdade são duas praias: a Itapirubá Sul, que pertence ao município de Laguna, e a Itapirubá Norte, a Imbituba. Uma tem mar calmo e a outra permite a prática de esportes aquáticos, como surfe, wakeboard, windsurf e kitesurf. Para quem gosta de fazer caminhadas, pode fazer trilha e conhecer pontos turísticos, como a Pedra do frade e o Farol de Santa Marta.

6 – Sepultura – Bombinhas

Foto: Divulgação/PMB

A praia tem o nome de Sepultura porque, segundo uma lenda local, um escravo morreu após uma briga e foi enterrado no local, no século 19. Mas história à parte, é um dos melhores destinos para quem procura praias com pouco movimento. Excelente opção para mergulho e esportes náuticos. Fora da alta temporada, a Praia da Sepultura fica praticamente deserta, tornando-se um destino de muita tranquilidade. O acesso é através de uma trilha com cerca de 200 metros, que termina na praia. Outra maneira de chegar é a partir da Praia de Bombinhas, passando a pé pelo passadiço que atravessa a Prainha e as praias da Lagoinha e do Embrulho.

7 – Praia do Capri – São Francisco do Sul

Foto: Portal São Chico Turismo

Praia de águas calmas e paisagens encantadoras, a praia do Capri é um ambiente perfeito para quem deseja relaxar. Por ter difícil acesso, acaba sendo uma das praias mais tranquilas e preservadas da região. Conhecida pelo famoso Iate Clube do Capri, fundado em 1965, a praia costuma atrair diversos praticantes de esportes náuticos em virtude, dos variados serviços que oferece. A praia tem como atrativo cultural as ruínas do leprosário ou lazareto da ponta da costa, um antigo abrigo organizado por ordem do imperador Don Pedro II onde eram abrigados enfermos.

8– Praia da Tainha – Bombinhas

Foto: Divulgação/PMB

A Praia da Tainha fica na famosa península de Bombinhas, um dos destinos turísticos mais populares de Santa Catarina. A Praia da Tainha fica no extremo sul de Bombinhas, e tem o nome do peixe que mais se consome na região. Mas não se engane, a Praia da Tainha também poderia muito bem se chamar Praia dos Golfinhos, ou Praia das Baleias. São mais ou menos 200 metros de uma areia branquinha, fininha, em contraste com um dos mares de cor mais vibrante.

9– Praia de Taquarinhas – Balneário Camboriú

Foto: Divulgação/PMBC

Com 600 metros de extensão, a Praia de Taquarinhas é conhecida por seu ambiente tranquilo e visual bucólico, com águas cristalinas e é cercada por grandes rochas que deixam o local ainda mais bonito. Durante todo o ano, a praia fica praticamente deserta, recebendo poucos visitantes e sendo frequentada somente por pescadores e moradores da região.Apesar de ter ondas bem agitadas, é um ótimo local para relaxar em contato com a natureza.

10 – Praia do Cação – Bombinhas

Foto: Divulgação/PMB

A Mata Atlântica cerca a Praia do Cação, que conta com apenas 64 metros de extensão. Com águas calmas e cristalinas, a praia é ideal para relaxar e escapar da agitação das cidades. Para chegar à praia, é preciso ir de barco – os pescadores da região fazem a travessia – ou seguir a trilha que se inicia na Praia da Tainha.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.