10 lugares inspiradores para visitar em Guaramirim

Foto Divulgação/Pesque-pague Recanto das Pedras

Por: Elissandro Sutil

28/08/2018 - 06:08

Num dos cenários mais belos da região Norte catarinense, repleta de paisagens naturais em meio a vales e montanhas, encontra-se o município de Guaramirim. Neste dia 28 de agosto, a cidade completa 69 anos de emancipação política e tem muito o que comemorar.

Localizada no centro dos principais polos industriais do estado, é uma das que mais cresce na região. Conta com mais de 45 mil habitantes e, além da expansão nas áreas industrial e comercial, possui expressiva atividade agrícola, especialmente no cultivo do arroz, banana e hortifrutigranjeiros.

Desde 2004, Guaramirim ostenta o título de Capital Catarinense da Palmeira Real. Entretanto, outros aspectos também chamam atenção de quem visita a cidade, como o patrimônio arquitetônico e histórico, áreas de lazer e de preservação ambiental e a gastronomia.

Para apreciar o que o município tem de mais atrativo, alguns pontos não podem faltar no roteiro de quem chega à cidade e que remetem à tradição e costumes guaramirenses.

Confira 10 lugares para curtir em Guaramirim:

1 – Estação rodoferroviária

Foto Arquivo/OCP News

Construída em 1910, a estação ferroviária de Guaramirim se tornou um marco do desenvolvimento econômico e social do município. A estrutura integra o projeto de uma rede ferroviária criado pelo engenheiro Emílio Carlos Jourdan, que serviu para ligar São Francisco a Rio Negro. O trabalho começou em 1906 e foi concluído em 1913.

Naquela época, o eixo central da cidade ficava na região onde hoje está o bairro Imigrantes. Como aconteceu na maioria das cidades, com a construção da estação, o entorno passou a ser motivo de concentração de pessoas.

Assim, o comércio também passou a se concentrar nas proximidades, unindo economia e mobilidade e marcando o desenvolvimento da cidade. Atualmente, o prédio abriga a rodoviária de Guaramirim.

2 – Igreja Matriz Senhor Bom Jesus 

Foto Arquivo/OCP News

No Centro de Guaramirim, a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus atrai todos os olhares. Quem passa pela rua 28 de Agosto, a principal do município, se encanta com a beleza arquitetônica do imóvel.

A pedra fundamental da igreja foi lançada em 1931, sendo Bernardo Fuschter o encarregado da época para erguê-la. Oficialmente, a Paróquia foi criada em dezembro de 1950, pelo então Padre Mathias Maria Stein e, quatro anos depois, foi erguida a primeira torre lateral. As duas torres frontais foram edificadas até o fim da década de 1950, com 33 metros de altura.

Depois, recebeu a pintura da cúpula pelo artista plástico Tadeu Wojciechwski, de Curitiba, que levou pouco mais de dois anos para concluir o serviço. Os afrescos que cobrem a cúpula da igreja são intitulados Professor Davi, Santa Cecília, Arco do Presbitério e Cristo Crucificado.

3 – Instituto Rã-bugio 

Foto Divulgação

Idealizado pelo casal Elza e Germano Woehl Junior, o Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade é uma Organização Não Governamental (ONG) ambientalista, entidade sem fins lucrativos, que tem sede em Jaraguá do Sul.

No entanto, a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Santuário Rã-bugio é uma área protegida localizada em Guaramirim, onde são realizadas atividades de educação ambiental do instituto.

Foto Divulgação

A área da RPPN é 4,75 hectares (47.500 metros quadrados) com Mata Atlântica em estágio avançado de regeneração e primária e dispões de trilhas interpretativas, onde os estudantes podem observar a biodiversidade de plantas e animais.

Em 2012, o Rã-bugio foi homenageado com o prêmio internacional “Luc Hoffmann”, da Suíça, criado pela União Internacional para a Conservação da Natureza de dos Recursos Naturais (IUCN).

4 – Parque aquático Recanto dos Lagos

Foto Arquivo/OCP News

Na estrada Jacu-Açú, com acesso pela SC-108, está situado um verdadeiro recanto da natureza que, com infraestrutura adequada, tornou-se um dos locais de lazer mais procurados da região. Foi lá que um casal de agricultores e seus filhos criaram o Recanto dos Lagos, um parque aquático com serviço de pesque-pague e restaurante.

Durante o verão, o local recebe grande número de pessoas de toda a região, que buscam momentos de diversão e lazer e, claro, fugir do forte calor da cidade. O parque possui seis piscinas, tobogãs de diversos tamanhos, área de recreação infantil, campo de futebol suíço e vôlei de areia, churrasqueias e outros atrativos.

5 – Ponte pênsil 

Foto Divulgação

Fazendo a ligação entre Guaramirim e Araquari, pelo bairro Bananal do Sul e localidade de São Miguel, respectivamente, a ponte pênsil guarda muito da história dessas comunidades e uma bela paisagem dos municípios.

Localizada na área rural e passando acima do Rio Itapocu, ela atrai os visitantes pela peculiaridade da construção. Com cerca de 120 metros de extensão, ela é mantida por cabos de aço e a pista é de madeira. Estima-se que tenha sido construída em 1958.

6 – Praça da Figueira, no Guamiranga 

Foto Arquivo/OCP News

O bairro Guaramiranga é reconhecido pelas suas paisagens que, ao longo do caminho, reúnem plantações, natureza, antigas e modernas construções, comércio e uma comunidade que preserva o estilo de vida do campo.

Uma de suas atrações está enraizada na Praça José dos Santos há muito tempo. A figueira centenária do Guamiranga é motivo de orgulho para a população do bairro e um ponto muito visitado da cidade, especialmente por quem busca guardar o registro de uma árvore tão bela e importante para os guaramirenses.

7 – Restaurante Represa 

Foto Divulgação

Quando o assunto é gastronomia, um dos pontos mais procurados de Guaramirim é o Restaurante Represa, cujo carro chefe é o cascudo. Localizado ao lado da represa de Guaramirim, o empreendimento também apresenta outros peixes nobres no cardápio e tem tradição de mais de 50 anos.

De acordo com dados históricos da empresa, essa tradição gastronômica surgiu em 1967, quando o casal Kurt Kinas e dona Henriqueta instalava um pequeno bar montado num cômodo de sua residência. Neste local, eles recebiam seus clientes e amigos servindo porções de peixes pescados no rio Itapocu. Havia uma grande abundância de peixes, especialmente de cascudos.

Foi assim que surgiram diversas receitas, como o cascudo recheado e o caldo de cascudo, famosas no município.

8 – Rota da Tilápia

Foto Arquivo/OCP News

O fomento ao turismo regional ganha evidência por meio da Rota da Tilápia, que abrange diretamente os municípios de Guaramirim e Massaranduba e indiretamente os demais municípios da região.

Este projeto foi criado devido à existência de diversos pesque-pagues e restaurantes na região, com o objetivo de fortalecer esses empreendimentos e alavancar o turismo regional. Entre Guaramirim e Massaranduba está a região que mais produz a tilápia em Santa Catarina, sendo considerada uma das maiores produtoras do Brasil.

Fazem parte da Rota da Tilápia os empreendimentos guaramirenses Pesque-Pague Recanto da Mata (estrada Ponta Comprida, 4335 – Rio Branco), Recanto das Pedras (rua Afonso Ruon – Beira Rio), Will (bairro Jacu-Açú), Casqueiro (rua Vendelino Kamer – Rio Branco) e Decker Bier (SC-108, 6089 – Rio Branco).

9 – Skate Parque e Praça Rotaract Vinicius Alexandre Kinas

Foto Arquivo/OCP News

Inaugurada no início do ano, a Praça Municipal Rotaract Vinícius Alexandre Kinas é o destino dos guaramirenses e visitantes nos fins de semana e horários de folga. Junto ao Skate Parque, que já existia e foi revitalizado, a praça conta com mini quadra com cesta de basquete, academia ao ar livre com equipamentos também para cadeirantes, parque infantil e pista para corrida e caminhada.

A praça leva o nome de Vinícius Alexandre Kinas, uma homenagem ao ex-presidente do Rotaract de Guaramirim, um jovem que trabalhava pela sociedade e faleceu prematuramente. Ela fica na rua 28 de Agosto, próximo ao Corpo de Bombeiros Voluntários.

10 – Sociedades de Tiro

Foto Divulgação

A tradição do tiro desportivo, tão apreciada e difundida na região, também segue firme em Guaramirim. As Sociedades Diana, Jacu-Açú e Brüderthal são alguns dos locais que mantém viva essa tradição alemã.

Estas entidades participam de competições e até realizam as tradicionais festas de Rei e Rainha, atraindo adeptos do tiro e também visitantes. A Sociedade Diana está localizada na rua Otto Lenke, 500, bairro Amizade. A Sociedade Brüderthal fica na SC-413 – rodovia do arroz, enquanto a Jacu-Açú fica no bairro de mesmo nome.

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!

Notícias no celular

Whatsapp