Assistir a bons filmes quando se é 60+ é essencial para a estimulação mental, emocional e social. Películas de qualidade podem despertar lembranças, sentimentos e reflexões, contribuindo para a saúde cognitiva e emocional dos idosos.
“A apreciação de histórias diversas ajuda a manter a mente ativa, promove o diálogo e a interação social com familiares e amigos, e pode até servir como uma forma de terapia, aliviando sentimentos de solidão e depressão. O cinema pode ser uma valiosa fonte de bem-estar e conexão na vida dos mais velhos.”, conta o presidente do Cebap -Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionista , Edmar Policarpo Junior.
Para inspirar o público 60+, o Cebap separou 10 filmes inspiradores sobre como envelhecer de maneira saudável, sobre realização de sonhos e muito mais. Confira:
Sra Harris vai a Paris
O filme conta uma história de humor e ao mesmo tempo comovente sobre uma empregada doméstica de Londres chamada Ada Harris (Lesley Manville) que acredita que sua vida solitária vai mudar para sempre se comprar um vestido de alta-costura de Christian Dior. Nisso, a personagem embarca em uma bela jornada de seguir seus próprios sonhos em Paris.
Onde assistir: Prime Video e Apple TV
Lesley Manville em cena. Reprodução.
O Duque
Baseado em uma história real, o Duque é um filme sobre um homem comum, um taxista aposentado de 60 anos chamado Kempton Bunton (Jim Broadbent) que roubou o retrato do Duque de Wellington, pintado por Goya, da National Gallery de Londres. Seu objetivo com o roubo não é obter lucro, mas chamar a atenção do governo para a falta de apoio aos idosos. Bunton envia mensagens de resgates às autoridades com a condição de que o governo deveria aumentar os investimentos nos cuidados ao público 60+. O que aconteceu na vida real é que Bunton foi preso e julgado, porém sua ousadia inspirou muitos a refletirem sobre as condições em que se mantinham os idosos. Considerado como um dos roubos do século, o fato transformou um homem comum em um herói popular.
Onde assistir: Prime Video
A Grande Fuga
A história é verídica e conta sobre Bernard Jordan (interpretado por Michael Caine – aliás este é o último filme da carreira dele, pois se aposentou das telas) que ficou famoso em 2024, aos 89 anos, por fugir do asilo para se encontrar com outros veteranos da Segunda Guerra Mundial na Normandia para comemorar os 70 anos do Dia D. A esposa, Irene (Glenda Jackson), fica apreensiva aguardando o retorno do marido. Ele ficou famoso no mundo por sua ousadia e apareceu nos jornais e nos principais telejornais, pois todos queriam entender por que o quase nonagenário queria tanto viajar para o local.
Onde assistir: Prime Video
Up – Altas Aventuras
A animação da Pixar narra a história de Carl Fredricksen, um senhor idoso que resolve cumprir o desejo de sua esposa já falecida, embarcando em uma viagem para a América do Sul em sua casa que voa. Este filme cativante destaca a relevância de preservar memórias e aspirações na terceira idade, além de explorar temas como solidão e autodescoberta.
Onde assistir: Disney+
Cartas para Julieta
Verona, na Itália, é o ambiente onde se desenrola a famosa história de amor entre Romeu e Julieta. A jovem Sophie se integra a um grupo de voluntárias que responde às cartas que pessoas enviam ao infeliz casal criado por Shakespeare. Uma das mensagens se destaca: em 1957, Claire, uma senhora que há cinco décadas abandonou seu grande amor, Lorenzo. Juntas, a jovem e a idosa embarcam em uma jornada para reencontrar o amor de Claire. O filme é estilo água com açúcar, porém aborda questões de autonomia e a possibilidade dos mais velhos continuarem a buscar seus sonhos.
Onde assistir: Prime Video
Um senhor estagiário
Um drama leve com momentos divertidos, esse longa-metragem com Robert De Niro e Anne Hathaway aborda sobre o preenchimento do vazio da vida do idoso que muitas vezes pode chegar com a aposentadoria. O conflito entre as gerações é um dos pontos marcantes no filme e mostra como todos são capazes de aprender e ter tolerância quando se permite ser livres de preconceito.
Onde assistir: Max
E se vivêssemos todos juntos?
Dois casais e um solteiro: Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne mantêm uma amizade que dura mais de 40 anos. Quando a saúde de um deles se deteriora e a ideia de uma casa de repouso surge como a única alternativa, o grupo decide morar junto em uma residência, formando uma espécie de república para pessoas acima de 75 anos. Um cineasta jovem se interessa por essa turma e decide fazer um documentário, onde eles abordam tabus relacionados à terceira idade, como sexualidade, solidão, família e morte.
Onde assistir: Prime
O outro lado da rua
Neste filme, Fernanda Montenegra é Regina, uma aposentada que mora no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Para lidar com a solidão, ela gosta de fiscalizar a vizinhança com seu binóculo. Ela faz parte de um grupo de idosos que denunciam pequenos delitos para a polícia. Por acaso, ela acaba testemunhando um assassinato, mas a investigação da polícia mostra que foi uma morte natural. Ela decide provar que estava certa e por coincidência acaba se envolvendo com o assassino. A trama é um romance policial que envolve uma paixão entre Regina e Camargo, interpretado por Raul Cortez.
Onde assistir: Globoplay
Aquarius
No filme Sônia Braga é Clara, uma jornalista viúva e aposentada que mora sozinha em um apartamento. O prédio está vazio e ela é a última moradora, pois todos os vizinhos venderam seus lares para uma construtora. Clara quer continuar na sua casa com todas as forças e se nega a vender seu apartamento para a construção de um grande empreendimento. A partir disso, ela começa a sofrer assédio da empreiteira.
Onde assistir: Netflix.
Antes que eu me esqueça
Polidoro (José de Abreu) é um juiz aposentado de 80 anos que vive sozinho desde que ficou viúvo. Ele tem dois filhos e sua filha pede sua interdição, pois ele quer abrir uma boate de strip-tease. Porém para que a decisão seja tomada, o filho (Danton Mello), com quem não se dá bem e não tem muita convivência, precisa assinar o documento judicial, porém o juiz do caso pede que pai e filho passem tempo juntos antes de decidir pela assinatura do documento.
Onde assistir: Netflix
Sobre o Cebap
O Cebap – Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas – é uma instituição comprometida em representar aposentados e pensionistas do INSS. Representação Associativa e Orientação Jurídica especializada são os principais benefícios. O associado CEBAP conta ainda com vantagens exclusivas nas áreas da Saúde, Odontologia, Seguros e Assistências. Os aposentados e pensionistas do INSS contam ainda com cursos e palestras alinhados com os propósitos da instituição, mantendo os afiliados atualizados sobre temas relevantes, como legislação, tecnologia, saúde e muitos outros. Saiba mais em: cebap.org.br