10 dicas de livros para se aventurar durante as férias

Por: Rubens Herbst

15/01/2019 - 15:01 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:09

Nestes dias que iniciam 2019, uma passeada pelas redes sociais revela que todo mundo está em algum lugar longe de casa. Bem, ao menos é isso que parece: as pessoas estão aproveitando as férias e o calor para sair da rotina.
Se não é o seu caso, vamos ao clichê (real): viaje sem sair do lugar lendo um livro. Aqui estão dez dicas de leitura que unem aventura e o prazer de viajar, seja em forma de relato, seja em forma de romance.
Ah, todos os títulos podem ser encontrados na Livraria o Sebo, em Joinville (rua Dr. João Colin, 572, telefone 3433-7081).

Guia Índia Chic – PubliFolha
O guia Índia Chic oferece os serviços de spas e hotéis luxuosos, como o que tem vista para o Taj Mahal, em Agra. Apresenta ainda dados sobre passeios em embarcações especiais que viajam pelo rio Ganges. Revela as maravilhas do exótico país, como a notável arquitetura do Rajastão e as paisagens exuberantes dos palácios e monumentos religiosos, tudo para viajantes exigentes.

Livre – a Jornada de uma Mulher em Busca do Recomeço – Cheryl Strayed
Aos 22 anos, Cheryl Strayed achou que tivesse perdido tudo. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, aos 26 anos, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar 1.770 quilômetros da chamada Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos – sem qualquer companhia.

Mil Dias na Toscana – Marlena di Blasi
Há alguns anos, quando se conheceram, Marlena e Fernando se apaixonaram à primeira vista e começaram a viver uma história de amor que mais parecia um conto de fadas. Agora, decidem que chegou o momento de dar adeus a Veneza, onde tudo começou, e partem em busca de uma vida mais tranquila.

Terra, Mar e Ar – Peripécias de Dois Turistas Culturais – Ruy Castro e Heloisa Seixas
Em textos divertidos e instrutivos, os dois autores contam histórias de viagens que têm nas últimas décadas, sempre inspirados pelo espírito dos lugares – a cultura das ruas pelas quais passeiam e suas relações com a história, a arquitetura, a música, o cinema e a gastronomia.

Do for Love – Letícia Mello
Nascido da ânsia da autora de fazer algo impactante na vida de outras pessoas, o projeto Do For Love foi uma idealização que se transformou em uma viagem de voluntariado e autoconhecimento pela Tailândia, Camboja e Vietnã. Procurando testar seus limites e ajudar os outros de maneira espontânea e verdadeira, Letícia Mello mergulhou em um mundo diferente do seu e conseguiu, de modo divertido e sincero, se conectar a pessoas e lugares que antes pareciam tão distantes. Uma história leve e emocionante que vai te tocar de várias formas.

E Foram Todos para Paris – Sérgio Augusto
Muito mais que um simples roteiro de viagem, em E foram todos para Paris – um guia de viagem nas pegadas de Hemingway, Fitzgerald & cia o jornalista Sérgio Augusto nos leva de volta à cidade-luz dos anos 1920 onde a cultura, a arte, a arquitetura e a liberdade eram o cenário de artistas que moravam na capital francesa e mais tarde se tornaram grandes nomes da história, como Ernest Hemingway, Picasso, Zelda e Scott Fitzgerald, Kiki e Josephine Baker. Sérgio levantou endereços, montou mapas e itinerários, e saiu em busca de um tempo perdido, com sua inseparável Canon analógica e um caderno de notas.

Travessia – 747 Dias de Bicicleta pelo Mundo – Charles Zimmermann
Uma volta ao mundo, de bicicleta, em busca de conhecimento. O fascínio pelo exótico, o desejo insaciável de rever e descobrir o que existe do outro lado do mundo, convivendo com pessoas e culturas diferentes, levou Charles a partir, sozinho, para uma viagem de 747 dias, pedalando por 40 países em quatro continentes. A bicicleta foi uma ferramenta, oferecendo total liberdade.

No Ar Rarefeito: um Relato da Tragédia no Everest – Jon Krakauer
O livro, lançado em 1997, relata a expedição do autor na escalada ao Monte Everest em 10 de Maio de 1996. Neste ano, ocorreu uma grande tempestade de neve, matando oito das pessoas que estavam no grupo de Jon e deixando muitos outros feridos.

Linha d’Água – Amyr Klink
A história em torno da qual giram as várias outras histórias deste livro é a da construção, lançamento e navegação do Paratii 2, ‘um barco simples como canoa e cargueiro como navio’. O leitor acompanha o nascimento do interesse de Amyr pelos barcos, sua paixão pelas canoas de Paraty, as leituras desfrutadas no sótão e as histórias recolhidas pelo mar. Testemunha também as pesquisas, os testes e as viagens empreendidas para realizar o sonho de um barco capaz de passar anos inteiros nas terras geladas da Antártica e levar na tripulação crianças e suas fantasias infantis.

Estrada para os Sonhos – Marcelo Leite
Uma expedição pelos cinco continentes. Uma volta ao mundo sobre duas rodas. Marcelo Leite e sua esposa Beth Rodrigues encararam esse grande projeto e, em meio a riscos, fortes emoções e novas experiências, equipados apenas de uma BMW GS1200 Adventure bem preparada, os dois atravessaram as Américas, a Europa, o Oriente Médio, a África, a Austrália e a Ásia.