10 combinações de alimentos que trazem ainda mais benefícios para a saúde

Foto: Divulgação/Montagem

Por: Elissandro Sutil

19/08/2020 - 10:08 - Atualizada em: 19/08/2020 - 11:33

Que manter uma alimentação balanceada faz bem para o nosso organismo todo mundo já sabe. Mas você sabia que juntar alguns alimentos, traz ainda mais benefícios? Isso ocorre em alguns casos porque os dois ou mais alimentos juntos potencializam suas propriedades e esta combinação faz bem ao nosso corpo.

Quem da essas 10 dicas é a pesquisadora e nutricionista Aline Quissak, de Curitiba. Confira as dicas a baixo:

1 – Cúrcuma e pimenta-do-reino

A cúrcuma é um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos que existem. Entretanto, nosso corpo não consegue absorver seus componentes sozinho e para isso precisa da piperina, encontrada na pimenta-do-reino. Além disso, a melhor proporção para esse efeito é 3 medidas de cúrcuma para uma de pimenta-do-reino.

Consumo recomendado: 1 colher de chá por dia de cúrcuma para efeitos medicinais dessa raiz.

2 – Banana e Nozes

A banana é importante para a saúde do coração e da musculatura. Porém, ela sozinha tem pontuação inflamatória no nosso corpo. Não significa que ela cause mal, pois tem muitos benefícios. A orientação é não comer ela sozinha. A melhor opção nesse caso, é consumi-la com nozes, devido ao seu poder anti-inflamatório e a concentração de ômega 3.

Consumo recomendado: 1 banana + 3 nozes.

3 – Beterraba e laranja ou limão

A beterraba é uma grande fonte de ferro, porém, ele não está ativado e nosso organismo não consegue absorver esse minério sozinho. Ele precisa da vitamina C, presente na laranja e no limão, para ser ativado e absorvido pelo nosso corpo.

Consumo recomendado: Para cada 50g de beterraba, 10g de suco de laranja ou limão.

4 – Cacau e frutas vermelhas

Esses são dois alimentos que sozinhos já trariam muitos benefícios. Mas quando unimos os antioxidantes do cacau com o ácido elágico das frutas vermelhas (morango, amora, mirtilo, framboesa), temos uma proteção potente para o tratamento do câncer de mama. Por regular o estrogênio, essa combinação também é ótima para mulheres com TPM intensificada.

Consumo recomendado: 100g de morango + 20g de chocolate 70% cacau.

5 – Damascos ou tâmara e coco

Tanto o damasco quanto as tâmaras possuem um nível elevado de potássio e vitamina A. Quando unimos potássio + vitamina A + o TCM, que é a gordura do coco, ativamos as sinapses dos neurônios, melhorando a memória, o foco e a concentração.

Consumo recomendado: 2 damascos secos/tâmaras +20g de coco seco.

7 – Shitake, Shimeji e Tomate Cereja

Os cogumelos têm certos antioxidantes que não são encontrados em outros alimentos. O problema é que nem sempre conseguimos absorver essa quantidade de nutrientes. Para isso, unimos a eles a quercetina associada e licopeno do tomate cereja, que conseguem transportar nutrientes do shitake e shimeji para o cérebro e para o coração. Para isso acontecer, eles precisam ser refogados por pelo menos 8 min.

Consumo recomendado: 1 xícara de chá (metade cogumelos, metade tomate cereja).

8 – Acerola e Melão

Acerola é a fruta mais anti-inflamatória existente no Brasil. Sozinha, é poderosa aliada no tratamento de doenças como artrite, artrose, câncer (que não seja de estômago), depressão e até Alzheimer. Quando juntamos essa fruta ao melão, temos o efeito anti-inflamatório prolongado, graças a glutationa.

Consumo recomendado: consumir as frutas de duas a três vezes na semana, para que elas tenham seu efeito durante a semana toda.

9 – Café e Óleo de coco filtrado (TCM)

O óleo de coco extravirgem possui, entre outras substâncias, uma gordura chamada TCM, quando o filtramos temos apenas o TCM isolado. Essa gordura é a única que não passa pelo fígado para ser metabolizado, passando direto para o sistema nervoso central. Por isso, quando unimos o TCM com a cafeína do café, ele carrega a carrega direto para o cérebro, dando energia rápida para quem consome a mistura.

Consumo recomendado: Para cada xícara (80ml) uma colher de café (5ml). Não recomendado para quem sofre de ansiedade.

10 – Linhaça e semente de abóbora

As sementes são uma estratégia usada pelos nutricionistas para regular o ciclo da mulher. A linhaça já é uma “superfood”, mas quando consumimos junto com a semente de abóbora, ela cria um equilíbrio entre progesterona e estrogênio para melhorar o humor e disposição no início do ciclo de menstruação.

Consumo recomendado: 1 Colher de sopa de cada, do primeiro ao 15 dia, a partir do início da menstruação.

Gostou das combinações? Conta pra gente! E comenta também qual você achou mais legal ou mais curiosa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul