10 animais que são fofos na internet, mas não devem ser domesticados

Os lêmures ficaram mais conhecidos após o sucesso do filme Madagascar | Foto Divulgação/Internet

Por: Elissandro Sutil

13/02/2019 - 14:02 - Atualizada em: 13/02/2019 - 14:30

Já pensou em ter um animal exótico dentro da sua casa? Aqui no Brasil, criar espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização de autoridades competentes é crime ambiental, mas em muitos países, a demanda por animais selvagens de estimação está crescendo muito.

Não possuir animais como esses em casa é uma questão também de bem-estar animal, já que eles evoluíram para viver em ambientes naturais e esse comércio é conhecido por seu tratamento cruel e abastecido pela caça ilegal.

Mesmo com todas essas questões, algumas pessoas se sentem estimuladas a compra-los ao assistir vídeos na internet que os mostram como animais adoráveis, dando a entender que eles estão tranquilos e facilmente domesticados.

Existem outros motivos mais imediatos para não criá-los em casa: embora fofos e adoráveis, não são bons animais de estimação e podem causar danos a saúde e ao ambiente em que vivem quando são submetidos ao estresse.

Conheça abaixo os animais exóticos mais procurados

1. Pandas-vermelhos

Os pandas-vermelhos têm uma pelagem cor de ferrugem exuberante, grandes orelhas felpudas e uma frondosa cauda listrada.

Foto Divulgação/Internet

Entretanto, quando perturbados, podem soltar um cheiro forte da glândula anal que é tão repulsivo que espanta os predadores.

Eles também têm garras iguais às de um gato e marcam o território como muitos mamíferos, deixando o ambiente com péssimo cheiro.

Os pandas são animais ameaçados de extinção em toda a sua área de ocorrência e seu comércio é ilegal.

2. Bichos-preguiça

Esses pacatos mamíferos de movimento lento vivem em florestas equatoriais e manguezais da América do Sul e Central.

Eles passam a maior parte da vida nas copas das árvores, descendo apenas uma vez por semana para defecar.

Foto Divulgação/Internet

Por sua tendência ao relaxamento, é comum se pensar que os bichos-preguiça têm temperamento calmo, o que nem sempre é verdade.

Quando os bichos-preguiça se sentem ameaçados, eles podem usar e usam as garras afiadas para se defender.

Eles também não são particularmente sociáveis e o toque frequente das pessoas pode lhes causar danos psicológicos.

3. Petauros-do-açúcar

Petauros-do-açúcar são um dos mais populares animais exóticos de estimação.

Nativos da Austrália e ilhas vizinhas, são altamente sociáveis e vivem em grandes grupos familiares.

Foto Divulgação/Internet

Eles  não costumam ser bons companheiros aos humanos, já que têm garras afiadas, semelhantes a sabres, que os ajudam a escalar e podem ser perigosas.

Além disso, os animais são noturnos e conhecidos por vocalizações altas, e com um comprimento aproximado de apenas 15 centímetros, é fácil eles sumirem ou fugirem.

4. Raposa-do-deserto

Encontrada nos desertos do norte da África e no Oriente Médio, a raposa-do-deserto é a menor raposa do mundo, pesando em média um quilograma.

Foto Divulgação/Internet

As raposas-do-deserto são escavadoras habilidosas, vivendo com outras em tocas subterrâneas.

A urina delas tem o cheiro do borrifo de gambás e a glândula anal delas pode soltar um odor repugnante caso se sintam ameaçadas, tornando-as animais difíceis de criar em ambientes fechados.

5. Lóris-preguiçoso

Lóris-preguiçosos são primatas noturnos que habitam as florestas tropicais do sudeste da Ásia.

O que muitos não sabem é que o lóris-preguiçoso é o único primata venenoso do mundo.

Foto Divulgação/Internet

Eles possuem glândulas de veneno nos cotovelos. Quando um lóris-preguiçoso se sente ameaçado, ele lambe essas glândulas para recobrir os dentes em formato de agulha com o veneno.

Embora as reações a esse veneno sejam normalmente brandas, elas podem apresentar risco de morte a quem é propenso a choques anafiláticos.

Além disso, todas as nove espécies de lóris-preguiçoso são listadas como vulneráveis, ameaçadas de extinção ou criticamente ameaçadas de extinção.

6. Capivaras

Capivaras são os maiores roedores do mundo, pesando até 50 kg e com dentes espessos semelhantes aos de castores, seus dentes podem causar graves lesões.

Foto Divulgação/Internet

Cuidar desses animais está longe de ser algo tranquilo. Eles são sociáveis e precisam viver com seus semelhantes para serem felizes.

As capivaras vivem em bandos de 10 a 20 indivíduos e seguem uma estrita hierarquia social.

7. Tigres

Ter um tigre no Reino Unido e em vários estados dos Estados Unidos não é contra a lei. Apesar de lindos, pode não ser uma boa ideia, já que são agressivos e podem matar um ser humano em questão de segundos.

Foto Divulgação/Internet

Ao longo do século passado, tigres mataram mais pessoas em ataques diretos do que qualquer outro mamífero. Pelo menos cinco pessoas morreram golpeadas por tigres mantidos em cativeiro desde 2007.

Agora existem mais tigres em cativeiro nos Estados Unidos do que existem na natureza, onde são ameaçados de extinção, com uma população total inferior a 4 mil indivíduos.

8. Lêmures

Com olhos expressivos e pelagem aveludada, é possível entender por que tantas pessoas consideram os lêmures fofos.

Há mais de 100 espécies diferentes de lêmures espalhadas por Madagascar e nas ilhas vizinhas, mas a maioria das pessoas está familiarizada apenas com o lêmure-de-cauda-anelada–a espécie mais popular entre os donos de animais exóticos de estimação.

Foto Divulgação/Internet

Quando os lêmures chegam à maturidade sexual, geralmente entre dois e três anos, começam a exibir comportamentos agressivos como caçar e morder.

Esses animais possuem dentes caninos pequenos, mas excepcionalmente afiados que podem perfurar a pele humana com facilidade.

Além disso, não aprendem a fazer as necessidades em um determinado local e o contato com as fezes deles pode expor as pessoas a uma ampla gama de patógenos, inclusive os associados a tênias, ao verme da tricuríase, à giárdia e à salmonela.

9. Cães-da-pradaria

Esses roedores altamente sociais possuem pelagem castanha e macia e são conhecidos por acariciar e até beijar outros membros de seu grupo familiar.

Foto Divulgação/Internet

Assim, eles demandam muita atenção e precisam da presença de outros cães-da-pradaria, podendo ficar agressivos se negligenciados,

10. Lontras da espécie Aonyx cinereus

Esses carnívoros cor de charuto são bem carismáticos. São muito sociáveis e vivem em grandes grupos familiares.

No Japão, onde é mais comum ter lontras, é possível encontra-las em cafeterias, na televisão e em casas de influenciadores de mídias sociais (Lontras selvagens são a última moda em animais exóticos de estimação).

Foto Divulgação/Internet

As lontras mantidas em cativeiro são destruidoras e podem ficar agressivas quando não recebem o que querem.

Suas mordidas, até mesmo de lontras pequenas, podem atravessar luvas e botas de borracha, além disso, elas marcam o território com depósitos de urina, excrementos e secreções oleosas das glândulas anais.

Fonte: National Geographic

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!