A WEG S.A. anunciou nesta quarta-feira (4) a assinatura do acordo de homologação para ser fornecedora oficial das estações de recarga para o novo veículo elétrico 500e da FIAT.

O contrato prevê a inclusão de dois modelos da nova geração WEMOB – WEG Electric Mobility no catálogo de produtos da FIAT, bem como o serviço de instalação dos equipamentos e visita técnica aos clientes.

Desenvolvidas para atender às necessidades de potência, velocidade, conectividade e segurança na recarga dos veículos elétricos da FIAT, as Estações de Recarga WEMOB serão ofertadas para os consumidores FIAT em dois diferentes modelos: WALL, projetada para residências e condomínios e PARKING, desenvolvida especialmente para uso compartilhado em estacionamentos públicos e privados.

Ambas funcionam em qualquer tensão das cidades brasileiras e possuem todas as proteções exigidas pelas normas nacionais e internacionais. Com proteção contra raios UV e resistentes a jatos de água e poeira os equipamentos podem ser instalados tanto em ambientes internos quanto externos.

As estações de recarga WEG são desenvolvidas e fabricadas no Brasil, possuem design moderno e possibilitam conexão à internet e a plataformas de gestão para medição e rateio do consumo de cada usuário (serviço via assinatura). Além disso, permite o controle de acesso via cartões de proximidade (tags RFID) ou aplicativos de celular.

“Estamos dando mais um importante passo na nossa estratégia em oferecer soluções eficientes, sustentáveis e inteligentes para o segmento de mobilidade elétrica. Queremos também proporcionar ao cliente FIAT a melhor experiencia para uma recarga rápida e segura”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

A WEG possui uma ampla rede de assistência técnica do Brasil e manterá as estações de recarga atualizadas via Over-The- Air (conexão pela rede de internet do cliente), bem como garantirá peças de reposição em todo o território nacional.

Primeiro modelo 100% elétrico da Fiat, o 500e chega radicalmente renovado em sua terceira geração: desenvolvido sobre a nova plataforma EV, o veículo está maior, mais conectado, com equipamentos inesperados para o segmento e com um novo estilo, reforçando sua inerente vocação de mudar o ambiente à sua volta.

Para um modelo de sua categoria, o 500e apresenta uma autonomia de 320 quilômetros, cobrindo, com folga, o deslocamento médio diário de cerca de 30 quilômetros. Testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência e o torque atinge 220 Nm.. o que faz com que o Fiat 500e necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

O 500e da FIAT será comercializado no Brasil v em dez concessionárias de nove cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).