Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

WEG tem resultado inesperado no trimestre; entenda motivos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

29/04/2026 - 17:04 - Atualizada em: 29/04/2026 - 17:23

A WEG (WEGE3) divulgou na manhã desta quarta-feira (29) os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2026 (janeiro-março), com resultados negativos em todos os eixos.

  • A Receita Operacional Líquida (ROL) foi de R$ 9.468,3 milhões no 1T26, 6,1% inferior ao 1T25 e 7,6% inferior ao 4T25;
  • O EBITDA(1) atingiu R$ 2.102,8 milhões, 3,2% inferior ao 1T25 e 8,3% inferior ao 4T25, enquanto a margem EBITDA de 22,2% foi 0,6 ponto percentual maior do que no 1T25 e 0,2 ponto percentual menor do que o trimestre anterior;
  • O Retorno Sobre o Capital Investido (ROIC(2)) atingiu 33,1% no 1T26, redução de 0,1 ponto percentual em relação ao 1T25 e aumento de 0,6 ponto percentual em relação ao 4T25.

Em mensagem da administração aos investidores, a empresa destaca que mesmo com o recuo, manteve os indicadore de desempenho elevado, “Fruto da nossa estratégia de longo prazo de
diversificação de negócios e regiões, do melhor mix de produtos vendidos e da boa gestão do capital de giro”, mas ressalta que opera em um ambiente de negócios marcado por “incertezadas geopolíticas e volatilidade do comércio internacional. Apesar disso, observamos redução da receita consolidada, em movimento já antecipado de menor demanda por projetos de geração solar no Brasil, além da valorização do real no período, que impactou a receita do mercado externo”.

O comunicado destaca ainda que houve queda em projetos de energia solar generalizada a nível nacional e que as vendas no exterior foram prejudicadas pela valorização do Real, fatores que contribuíram para queda nas receitas. “Apesar deste movimento no trimestre, continuamos com uma visão positiva para a continuidade dos negócios, com um bom nível de entrada de pedidos e carteira, especialmente para negócios de ciclo longo na área de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD)”, frisa a empresa.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A mensagem frisa que “Continuamos confiantes em nosso modelo de negócio, apesar do cenário geopolítico atual de incertezas. Seguimos com nossa forte expansão industrial, com investimentos importantes em aumento da capacidade produtiva que, aliados à constante busca por eficiência operacional, são fundamentais para a entrega de margens operacionais sólidas e de retorno sobre o capital investido superior à média da indústria”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).