Em parceria com a WEG, o Senai e UniSENAI inauguraram nesta segunda-feira (8) um novo espaço educacional em Jaraguá do Sul.
O ambiente integra o conjunto de salas criadas em colaboração com empresas para oferecer aos estudantes recursos que ampliam o ensino e a aprendizagem. A Sala Conectar reúne tecnologias desenvolvidas pela WEG e possibilita aos alunos vivenciarem diversas soluções inovadoras, fortalecendo a formação profissional na região.
Na cerimônia de inauguração estiveram presentes Harry Schmelzer Neto, diretor de Negócios Solar, BESS e Building da WEG; Ricardo da Rocha Brando, gerente nacional de Vendas Building; e Henrique Rios, coordenador de Vendas Building.
Os executivos apresentaram a estrutura da sala, totalmente automatizada com dispositivos WEG Home. Professores e alunos poderão interagir por meio de comandos de voz e explorar recursos da tecnologia 4.0, aplicando a Inteligência Artificial (IA) de forma prática e colaborativa. O espaço funciona como um laboratório interativo e inteligente, capaz de acionar, com um simples comando, sistemas como ar-condicionado, sonorização, apresentações e até eletrodomésticos — como preparar um café.
Para o vice-presidente regional da Fiesc no Vale do Itapocu, Célio Bayer, a inauguração da Sala Conectar WEG representa um marco importante para o SENAI de Jaraguá do Sul e para o UniSENAI, reforçando uma parceria histórica com a empresa.
Bayer destaca que a Sala Conectar é um projeto inédito em Santa Catarina, sendo o primeiro e único ambiente smart home educacional cocriado pela WEG e UniSenai, oferecendo um modelo de ensino diferenciado de interação com tecnologias de ponta para o desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho.
Após a entrega oficial, foi lançado o primeiro curso de extensão universitária no novo espaço, voltado à formação de profissionais em Smart Home, com início previsto para fevereiro do próximo ano. Desenvolvido por especialistas da WEG e do UniSenai, o curso terá sua primeira turma composta de parceiros da empresa, mas além de atender especialistas que já atuam na área de tecnologia da linha Home WEG, a sala também beneficiará estudantes do ensino básico e de diferentes níveis de formação oferecidos pela instituição, ampliando a preparação de profissionais para a indústria.