Esta semana, a WEG lançou mais uma inovação em portfólio de soluções para a indústria 4.0: o Gateway WEG Motor Scan, que amplia a atuação do WEG Motor Scan – sensor de monitoramento para motores elétricos.

O Gateway WEG Motor Scan é um roteador que envia as informações automaticamente para a nuvem via WiFi, cabo Ethernet ou 3G/4G, permitindo o monitoramento imediato da performance do motor elétrico à distância.

O sensor WEG Motor Scan capta os dados do motor, envia para a WEG IoT Platform através de um smartphone via Bluetooth ou automaticamente através do Gateway.

Todas as informações do motor elétrico são armazenadas na nuvem, o que permite acesso remoto, a fim de garantir eficiência dos processos.

A solução via internet das coisas da WEG faz um diagnóstico completo do funcionamento do motor através da medição de temperatura, análise de vibração, tempo de funcionamento, carga, velocidade, intervalo de lubrificação e pode operar com níveis de alerta para auxiliar na manutenção preditiva.

Junto com o novo lançamento, o sensor WEG Motor Scan foi atualizado com novas funcionalidades, como a medição de espectro de vibração, carga, rotação, frequência e diagnósticos de desbalanceamento e desalinhamento.

Entre os principais benefícios no uso desta nova tecnologia está a otimização da manutenção preventiva dos motores, uma vez que permite a identificação exata do equipamento que pode apresentar falhas futuras, tornando o processo de manutenção mais rápido e eficiente, com pouca ou nenhuma parada na produção.

"Com base nos dados capturados e enviados pelo Gateway WEG Motor Scan à nuvem, é possível tomar decisões mais rápidas e assertivas principalmente nos casos de manutenção preditiva, garantindo maior eficiência e vida útil do motor, evitando paradas e perdas na produção, e assim, garante a integridade dos equipamentos instalados na fábrica. Muito mais tecnologia e conectividade para uma Indústria 4.0 ainda mais eficiente", afirma nota da empresa.

Com informações de assessoria de imprensa.