Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

WEG fornece sensores inteligentes para planta de dessalinização no Caribe

Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

25/09/2025 - 19:09 - Atualizada em: 25/09/2025 - 19:49

A WEG deu um passo importante na expansão de suas soluções digitais com o fornecimento de 12 sensores inteligentes WEGScan100 para uma renomada planta de dessalinização por osmose reversa localizada em Barbados. Esse projeto reforça o compromisso da empresa em oferecer tecnologia de ponta para manutenção preditiva, inclusive em ativos de terceiros, elevando o padrão de confiabilidade operacional no setor de bombeamento de água.

Os sensores foram aplicados em motores elétricos utilizados em bombas críticas do processo de dessalinização. Cada motor recebeu três sensores, garantindo cobertura completa das variáveis mais relevantes para a integridade dos ativos, como temperatura, vibração em três eixos e campo magnético.

Energy Tech catarinense é indicada pela segunda vez consecutiva ao Prêmio Reclame Aqui

O fornecimento foi resultado de uma conexão estabelecida durante a feira internacional WEFTEC 2023, onde a equipe comercial da WEG identificou a necessidade do cliente por soluções de monitoramento remoto. A partir desse contato, foi construída uma proposta precisa, com a entrega dos sensores atualmente em andamento e envio diretamente ao país caribenho.

Embora se trate de um cliente novo e os motores não sejam da marca WEG, a planta optou pela tecnologia WEG devido à robustez, versatilidade e inteligência integrada do sistema WEGScan. Por meio da plataforma WEG Motion Fleet Management, os dados coletados pelos sensores são analisados com o apoio de inteligência artificial, permitindo diagnósticos autônomos e alertas antecipados de falhas.

Além de instalação simples e comunicação via Bluetooth ou Gateway, o diferencial está nas tecnologias WEGsense e WEGsync, que permitem diagnósticos sincronizados e análises estruturais detalhadas, mesmo em ambientes desafiadores.

Com essa entrega, a WEG amplia sua presença no Caribe e reforça seu posicionamento como fornecedora de soluções completas para a Indústria 4.0 e manutenção inteligente, independentemente da origem dos equipamentos monitorados.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).