WEG fornece primeira subestação móvel do estado do Amapá

Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

28/02/2024 - 15:02 - Atualizada em: 28/02/2024 - 15:33

A WEG forneceu a primeira subestação móvel do Amapá para a CEA Equatorial, empresa de comercialização e distribuição de energia elétrica do estado. A aquisição tem como objetivo, garantir a eficiência e confiabilidade no fornecimento de energia para os amapaenses.

As soluções móveis da WEG garantem dinamismo operacional e ganho de tempo, utilizadas em situações preventivas ou emergenciais com a facilidade de instalação e operação onde houver necessidade. De acordo com o presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, esse é um grande avanço no setor elétrico e os investimentos ocorrem de forma intensa para garantir uma boa entrega no trabalho desenvolvido pela distribuidora desde sua concessão.

Dentro da subestação móvel, são alocados equipamentos e dispositivos de alta complexidade, com um enfoque constante na obtenção de confiabilidade, bem como na otimização de peso e dimensões. Essa abordagem atenderá as regulamentações de tráfego, permitindo a rápida mobilidade entre diversas localidades, de maneira ágil e prioritária.

O componente central desta solução é o transformador de potência, o qual foi concebido para operar em múltiplas faixas de tensão, abrangendo tanto níveis de alta quanto de baixa tensão. Especificamente, trata-se de um transformador com capacidade de 30 MVA, configurado para tensões primárias de 138 kV e 69 kV, e secundárias de 34,5 kV e 13,8 kV. Essa versatilidade permite o transformador a desempenhar funções em diversas subestações da rede de energia elétrica da CEA Equatorial, assegurando o atendimento de uma ampla gama de subestações, de acordo com suas necessidades particulares.

Esse fornecimento é um importante passo para contribuir com a qualidade do fornecimento de energia elétrica no Amapá, assim, a CEA Equatorial poderá garantir um abastecimento mais confiável e seguro para a população do estado.