WEG fornece Powertrain para primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo

Foto: Divulgação/WEG/Protege

Por: Pedro Leal

07/07/2021 - 10:07 - Atualizada em: 07/07/2021 - 10:35

O primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo foi lançado neste mês e irá operar sem emissão de poluentes, equipado pela WEG, com o sistema Powertrain, formado por um motor elétrico que entrega 330 KW de potência, mais o inversor de frequência automotivo. O protótipo foi concebido pelo Grupo Protege em parceria com a Eletra, responsável pela engenharia, integração e desenvolvimento do projeto.

Com autonomia de 75 quilômetros, tempo de recarga plena de 2h30 e emissão zero de gases poluentes na atmosfera, o veículo quando se encontra em operação, o sistema de baterias é continuamente recarregado pela tecnologia de frenagem regenerativa. Essa tecnologia amplia a sua autonomia e consome menos energia elétrica para o abastecimento.

Um dos principais impactos do carro-forte elétrico é o benefício para o meio ambiente. A redução média na emissão de carbono será de 1,4 toneladas de CO² por mês. Inspirado na evolução da indústria automobilística, com a fabricação de ônibus e caminhões elétricos, o carro-forte elétrico é tracionado por um Powertrain WEG cuja única fonte de energia é um banco de baterias, instalado a bordo do veículo.

A substituição do diesel por tração puramente elétrica também refletirá em redução dos custos operacionais: o Grupo Protege tem uma expectativa de redução de 65% no valor gasto por km rodado. Além da economia de combustível, outra possível vantagem que será estudada no projeto piloto é a performance operacional do veículo, uma vez que o sistema de tração elétrica requer, menor tempo de parada para manutenções.

Com longa tradição no fornecimento de sistemas de tração elétrica para caminhões, ônibus, trólebus, trens e navios, a WEG agora insere em seu portfólio mais um importante projeto de mobilidade elétrica. “Este é mais um importante projeto para nossa consolidação no fornecimento de powertrain para as mais variadas aplicações e tipos de veículos elétricos”, afirma Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

Durante 18 meses, profissionais da Protege em conjunto com a Eletra Industrial, investiram mais de R$ 1 milhão no desenvolvimento do veículo blindado elétrico.

Todo o projeto foi concebido para valorizar a sustentabilidade e ser uma alternativa para os próximos anos. O modelo foi estruturado em um chassi de carro-forte retirado de circulação, mitigando danos ambientais e incentivando o reaproveitamento de peças. Todos os elementos que não foram contemplados no novo projeto, como motor a diesel, por exemplo, foram destinados para reciclagem. O novo layout também foi elaborado para propiciar maior segurança, mobilidade e conforto a equipe de vigilantes.