WEG fornece Powertrain para ônibus elétrico da Marcopolo

Por: Pedro Leal

03/12/2021 - 10:12 - Atualizada em: 03/12/2021 - 10:51

A WEG anunciou nesta sexta-feira (3) que está entre os parceiros da Marcopolo para o desenvolvimento do Attivi, primeiro ônibus elétrico com chassis próprio da fabricante de carrocerias de ônibus.

Uma versão que circula no ABC Paulista desde outubro em caráter experimental, por exemplo, tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé) e autonomia de cerca de 250 quilômetros. O veículo é um Marcopolo Attivi, que possui Powertrain WEG, formado por um motor central trifásico de 395 kW de potência e 2.800 Nm de torque e um inversor de frequência. A proposta é que o veículo seja adaptado às necessidades do transporte urbano e intermunicipal.

Desenvolvido no Brasil, com tecnologia nacional e importada, o Attivi é um marco para a mobilidade elétrica global, segundo Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

“Estamos protagonizando o mercado da mobilidade elétrica nacional com tecnologia predominantemente brasileira, testada, aprovada e em constante inovação. Em conjunto com a Marcopolo, e outros importantes fornecedores da cadeia de eletrificação, temos condições de construir um nicho estratégico, de forte tecnologia industrial, capaz de atender a demanda nacional e vender para o mundo todo”, explica o executivo.

O Attivi, além de reunir toda a experiência que WEG e Marcopolo detêm na produção de soluções para mobilidade, garante a emissão zero de gases de efeito estufa, atendendo às normas globais de segurança.

“Há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte com propulsão elétrica, com provedores de energia dispostos a investir no sistema. Além do benefício ambiental, a mobilidade elétrica tem custo operacional inferior se comparado ao diesel e a adoção tende a ser decisiva para um futuro sustentável”, comenta James Bellini, CEO da Marcopolo.

O novo modelo já está sendo testado e será exposto durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Brasília de 3 a 10 de dezembro.