WEG fornece motores para nova frota de dragas elétricas na Holanda

divulgação/Royal IHC

Por: Pedro Leal

24/10/2023 - 09:10 - Atualizada em: 24/10/2023 - 09:43

Quando a Royal IHC, uma importante fornecedora holandesa de embarcações, equipamentos e serviços para a indústria marítima, buscou descarbonizar sua gama de navios de sucção Beaver®, recorreu à WEG.

A trajetória da Royal IHC em direção a um futuro mais sustentável foi desenvolver uma frota totalmente nova de embarcações elétricas de sucção Beaver®. Mas para alimentá-las, era necessário um motor elétrico de alto desempenho que se adequasse às especificações técnicas do Beaver®. A Royal IHC escolheu o motor resfriado por manto de água WGM20 da WEG.

A Organização Marítima Internacional (OMI) desafiou a indústria de transporte marítimo a reduzir as emissões anuais de gases de efeito estufa (GEE) em pelo menos metade até 2050, em comparação com 2008. A eletrificação de embarcações marítimas desempenhará um papel crucial nesses esforços. De fato, as previsões sugerem que o mercado de dragagem elétrica crescerá 5,3% entre 2020 e 2027.

Para garantir que estivesse trabalhando alinhada com os objetivos da indústria, a Royal IHC lançou sua carteira de embarcações elétricas como parte de seu compromisso contínuo com a sustentabilidade.

Pela primeira vez, a bomba de dragagem de cada embarcação seria alimentada por um motor elétrico. Essa aplicação é essencial para o processo de dragagem. Ao criar um vácuo, o sistema bombeia água e sedimentos do leito marinho para o compartimento da embarcação para transporte. Para uma parte tão vital de cada embarcação, a seleção do motor da Royal IHC era imperativa.

A Royal IHC recorreu aos engenheiros da WEG para determinar a melhor solução para essa aplicação. Após considerações, a WEG especificou o motor resfriado por manto de água, WGM20.

Cuidado total com o motor

O WGM20 é um motor elétrico de alto desempenho ideal para aplicações marítimas, offshore e industriais de serviço pesado. Seu design robusto, confiável e inovador atende ou excede os requisitos de eficiência IE4 para motores elétricos, estabelecidos pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). A IEC classifica os motores em classes de eficiência (IE1 a IE4) para orientar a seleção de motores, promover a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental.

O design inovador do WGM20 inclui uma tecnologia avançada de resfriamento que otimiza a dissipação de calor e reduz as perdas de energia, o consumo e os custos operacionais. Além de uma dissipação de calor eficiente, o alto torque de partida do motor, as baixas vibrações e um design compacto se adequam a ambientes exigentes. A durabilidade do motor é reforçada por sua resistência à água e à corrosão. Isso também torna o motor uma solução versátil para bombas em ambientes marítimos.

“Este motor não apenas fornece a potência necessária para a bomba de dragagem, mas também foi fornecido com um pacote de serviço e manutenção”, disse Robbert Vlekke, gerente de vendas de desenvolvimento de soluções de alta e média tensão na WEG. “Somos responsáveis por fornecer cuidados para o motor durante o período de armazenamento até que ele seja instalado no Beaver®, além de fornecer armazenamento completo a bordo e serviço até a comissionamento. Esse serviço garante que o motor esteja em boas condições e pronto para uso quando for instalado no navio de dragagem”.

A WEG foi escolhida por sua interação com a Royal IHC durante a fase de cotação, o que demonstrou a capacidade da WEG de entender as necessidades do cliente.

A Royal IHC e a WEG desenvolveram uma parceria próxima com base na compreensão das necessidades um do outro. A WEG possui locais de serviço em todo o mundo, o que possibilita que a Royal IHC receba suporte onde quer que estejam seus navios de dragagem.

Essa parceria próxima e a ampla experiência da WEG no fornecimento de motores para outros projetos de embarcações eletrificadas permitiram que nossa equipe entendesse completamente os riscos e desafios enfrentados pela Royal IHC, possibilitando oferecer uma solução completa que atenda a todos os requisitos.

Olhando para o futuro, a Royal IHC e a WEG estão comprometidas com uma parceria duradoura e o desenvolvimento contínuo de futuras frotas de Beaver® CSD eletrificados. A Royal IHC deseja desempenhar um papel importante no fornecimento de embarcações sustentáveis para seus clientes na indústria marítima, e um parceiro confiável como a WEG pode apoiar esses planos para a indústria e para o planeta.