WEG fornece motores para estação de tratamento de esgoto na Colômbia

Por: Pedro Leal

24/08/2022 - 10:08 - Atualizada em: 24/08/2022 - 10:26

A WEG foi a empresa selecionada para fornecer motores para um importante projeto de saneamento que irá beneficiar mais de 7 milhões de pessoas com a melhoria da qualidade da água na cidade de Bogotá na Colômbia.

Para tratar 70% da água da região, um dos principais fornecedores mundiais de bombas, válvulas e sistemas relacionados, optou em utilizar os motores WEG que serão responsáveis pelo acionamento das bombas centrífugas do projeto.

O bombeamento é considerado o processo mais crítico e, para isso, foram selecionados os motores de indução trifásicos verticais da linha Master de 4.300 kW, carcaça 1000, 4.160 V. Os motores desta linha destacam-se pela flexibilidade, alto rendimento e confiabilidade de operação, atributos extremamente importantes para esse processo.

A coleta dos efluentes será realizada pela nova estrutura, construída com um poço de 70 metros de profundidade, que irá bombear cerca de 39 litros por segundo até a estação de tratamento, onde será realizado o tratamento das águas residuais antes do seu desague no reservatório de Muña e no rio Bogotá.

Estima-se que, com esse processo, cerca de 800 toneladas de resíduos poluentes deixarão de ser lançados diariamente no rio, o que irá promover diversos benefícios ambientais e sociais.