WEG fornece motor de anéis para planta de captura de carbono na Noruega

Por: Pedro Leal

17/11/2022 - 09:11 - Atualizada em: 17/11/2022 - 09:27

A redução dos gases do efeito estufa é uma preocupação global e fundamental para assegurar um futuro com qualidade de vida para todos. Os esforços para reduzir as emissões de carbono tem se tornado cada vez mais recorrentes e essenciais para empresas que visam estar alinhadas com estratégias e iniciativas sustentáveis.

Neste sentido, a WEG está fornecendo uma solução de motor anéis para importante projeto de captura de carbono em uma fábrica de cimento na Noruega. Trata-se de uma planta de captura de carbono em larga escala, uma iniciativa inovadora que contribuirá para a promoção de uma operação industrial mais sustentável e visa capturar cerca de 400.000 toneladas de CO2 por ano a partir de 2024. Isso será metade das emissões totais da planta.

O gás capturado será comprimido e então liquefeito para armazenamento subterrâneo. O compressor principal será acionado por um motor de anéis WEG e o modelo selecionado para essa aplicação foi um motor da linha Master, carcaça 800, refrigerado a água com uma potência de 10.400 kW a 10 kV e operando a uma velocidade de cerca de 1.500 rpm.

O projeto original requeria motores com partida direta na rede (DOL), mas esta opção não se tornou viável devido à fraca rede de fornecimento no local, com baixa capacidade de curto circuito.

A solução com acionamento por inversor de frequência poderia ter sido uma opção, mas o motor de anéis com dispositivo de elevação de escovas da WEG apresentou o melhor custo benefício para esta aplicação, pois faz uso de reostato líquido para acelerar suavemente o motor. Além disto, a companhia conta com um histórico comprovado no fornecimento de motores de anéis, o que foi fundamental para que a WEG fosse selecionada nesse projeto.