WEG firma parceria com a Nokia para estudar potencial do 5G para a indústria

Foto Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

25/02/2021 - 10:02 - Atualizada em: 25/02/2021 - 10:12

Em parceria com a finlandesa Nokia, a WEG lançou o projeto ‘Open Lab WEG/V2COM’ para acelerar e viabilizar o desenvolvimento de soluções em Indústria 4.0 no país, com a plataforma Nokia Digital Automation Cloud (DAC).

O Open Lab WEG/V2COM conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Anatel, e vai utilizar a solução Nokia DAC para validar a qualidade e o modelo econômico das soluções a serem desenvolvidas no âmbito do projeto.

A plataforma de automação da Nokia assegura uma rede privada confiável, de alta largura de banda e baixa latência, com recursos locais de computação de borda, serviços de voz e vídeo, bem como um catálogo de aplicações.

É uma plataforma compacta e de fácil implementação, composta por equipamentos de rede, um sistema de monitoramento de operações baseado em nuvem e conectores industriais que facilitam a conectividade padrão e específica ao protocolo do segmento industrial.

O projeto, com duração prevista de um ano, está sendo desenvolvido em um ambiente real de produção, em uma das fábricas da WEG, em Jaraguá do Sul.

Os resultados contribuirão para os estudos da Anatel sobre regulação das redes privadas 5G para usos empresariais.

Testes in loco

A fábrica terá a função de laboratório, em que uma rede privada 5G será testada simultaneamente a uma rede convencional de uma operadora.

Serão desenvolvidos vários casos práticos e avançados de Indústria 4.0, para verificar o ganho de produtividade que a solução poderá trazer, permitindo consolidar modelos consistentes a serem aplicados em projetos de automação industrial.

Serão testadas duas radiofrequências: uma, abaixo de 6 gigahertz (GHz), e, outra, mais alta, entre 27,5 GHz e 27,9 GHz. Um instituto de pesquisa independente fará as devidas análises de desempenho.

“O projeto da planta piloto 5G na WEG trará a possibilidade não somente de apoio aos estudos oficiais do emprego da tecnologia no Brasil, como também acelerará o desenvolvimento e testes de produtos e soluções WEG/V2COM para nossos clientes”, comenta Guilherme Spina, Diretor da V2Com, do grupo WEG.

Marcelo Entreconti frisa que o projeto com a WEG é o exemplo mais recente do uso de redes privadas 5G da Nokia para alavancar, como fornecedora líder e parceira tecnológica, o patamar da Indústria 4.0 no Brasil.

“Com nossa tecnologia, levamos aumento de produtividade para diversos setores. Estamos comprometidos com as demandas da Indústria, desde a capacitação das pessoas, a exemplo de nosso projeto com o OpenLab Senai, bem como o desenvolvimento de casos de uso como os que estão sendo testados e aplicados pela WEG”.