Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

WEG equipa embarcação Saúde Conectada Sesi, entregue durante a COP30

Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

14/11/2025 - 14:11

A WEG equipou a embarcação Saúde Conectada Sesi, que foi entregue nesta sexta-feira (14), em Belém/PA. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), o projeto tem como objetivo levar saúde digital de forma inovadora e sustentável para trabalhadores da indústria e comunidades ribeirinhas da região amazônica.

O escopo elétrico da embarcação foi integralmente desenvolvido, testado e entregue pela WEG, destacando-se pela confiabilidade e eficiência. O catamarã com 15,5 metros de comprimento, estrutura em alumínio e capacidade para 10 pessoas, conta com um sistema híbrido de propulsão elétrica e armazenamento em baterias (BESS). A embarcação será utilizada na região de Belém e no arquipélago do Marajó, no estado do Pará.

Para o projeto, a WEG forneceu:

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!
  • Dois conjuntos Powertrain de 40kW, compostos por motor e inversor.
  • Banco de baterias de 209kWh (BESS).
  • Painel de controle e automação.
  • Sistema fotovoltaico com 25 painéis solares.
  • Grupo gerador WEG para backup de energia.
  • Transformador para o gerenciamento do sistema elétrico.

A embarcação também está equipada com duas estações de telessaúde, proporcionando acesso a serviços de saúde digital em áreas remotas. A propulsão elétrica, conduzida por dois motores WEG de 88kW, garante maior eficiência energética e menor impacto ambiental, enquanto o sistema fotovoltaico off-grid, integrado ao armazenamento em baterias, reduz significativamente a dependência de combustíveis fósseis.

Durante a cerimônia de entrega, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, destacou a relevância do projeto e elogiou a iniciativa da WEG. Ele ressaltou que o Saúde Conectada Sesi representa uma solução pioneira ao integrar saúde, inovação e sustentabilidade. A embarcação fortalece a infraestrutura fluvial, amplia o acesso a serviços de saúde digital e promove a inclusão social em comunidades de difícil acesso, contribuindo também para a redução de carbono. Também estiveram presentes no evento autoridades locais, a diretoria do Sesi e colaboradores da WEG.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).