A WEG, empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, será a responsável pelo fornecimento completo do sistema fotovoltaico e do sistema de armazenamento de energia do projeto Noronha Verde, iniciativa liderada pela Neoenergia, que irá transformar Fernando de Noronha (PE) na primeira ilha oceânica habitada da América Latina com geração de energia 100% renovável. Além do fornecimento dos equipamentos, a WEG realizará toda a execução técnica e operacional do projeto, desde a entrega dos sistemas até o comissionamento necessário para garantir o funcionamento das soluções integradas.
A iniciativa faz parte do Programa Mais por Noronha e conta com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia e do Governo do Estado de Pernambuco. O projeto, anunciado neste sábado (8) no Forte Nossa Senhora dos Remédios, receberá mais de 30 mil painéis solares, com capacidade de geração de 22 MWp, e um sistema avançado de baterias (BESS) com 49 MWh, que assegura o fornecimento contínuo de energia limpa mesmo à noite ou em períodos de baixa incidência solar.
Licenciado pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), com anuência do ICMBio, gestor das Unidades de Conservação Federal, o projeto será realizado em duas fases: a primeira entra em operação até maio de 2026 e a segunda, em 2027.
“O projeto Noronha Verde é um marco para a transição energética nacional e a WEG se orgulha de fazer parte de mais esse capítulo do desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha. Nossa expertise em soluções integradas permite entregar tecnologia de ponta, engenharia e execução em projetos de grande impacto, promovendo sustentabilidade e inovação para o país”, destaca Daniel Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.
Segundo Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, o Noronha Verde é um projeto de sustentabilidade sem precedentes na ilha. “Em razão da sua importância, optamos por contratar reconhecidos fornecedores no mercado. O histórico de entregas e a experiência da WEG, inclusive no arquipélago, conferem a confiança que uma iniciativa dessa magnitude exige.”
Durante a solenidade de lançamento do projeto, também foi entregue a primeira Usina Solar Fotovoltaica Flutuante do arquipélago, instalada no espelho d’água do Açude do Xaréu. O projeto contou com sistema fotovoltaico completo da WEG.
Com investimento de R$ 10 milhões, provenientes do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco (regulado pela ANEEL), a usina flutuante tem potência de 622 kWp e geração estimada de 1.083 MWh/ano, suficiente para suprir cerca de 30% do consumo de energia da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e evitar a emissão de 717 toneladas de CO₂ por ano.
O lançamento do projeto que irá descarbonizar Fernando de Noronha acontece em um momento estratégico para o País, quando acontece a COP 30, no Brasil. A iniciativa reforça o compromisso da WEG e da Neoenergia com a agenda climática global e posiciona as empresas como protagonistas na transição energética, contribuindo para que o país apresente resultados concretos e exemplos de liderança em energia limpa durante a conferência internacional.
WEG em Fernando de Noronha
A atuação da WEG em Fernando de Noronha é marcada por iniciativas pioneiras em energia limpa e mobilidade sustentável.
• Em 2015, a empresa forneceu o sistema fotovoltaico para as primeiras usinas solares do arquipélago, Noronha I e II, que chegaram a responder por 10% do consumo de energia elétrica do arquipélago. O projeto também foi realizado em parceria com a Neoenergia.
• Em 2019, a WEG também foi parceira do projeto de mobilidade elétrica, viabilizando a instalação de eletropostos e a circulação de veículos elétricos em parceria com a Neoenergia, eiON, CPqD e Renault.
Com o fornecimento dos sistemas para o projeto Noronha Verde e para a primeira usina solar fotovoltaica flutuante do arquipélago, a WEG reforça seu compromisso de longo prazo com a sustentabilidade e a inovação em Fernando de Noronha, consolidando o arquipélago como referência nacional e internacional em energia limpa.