WEG e Grupo AIZ firmam acordo de cooperação tecnológica para projetos de mobilidade elétrica

Por: Pedro Leal

20/05/2022 - 10:05 - Atualizada em: 20/05/2022 - 10:20

A WEG anunciou na última semana a assinatura de um acordo de cooperação tecnológica para o desenvolvimento de estudos para a viabilização de projetos relacionados ao ecossistema de veículos elétricos off road com o Grupo AIZ, empresa brasileira que, em conjunto com suas afiliadas, dedica-se ao desenvolvimento de equipamentos que vão desde manipuladores, guindastes, máquinas anfíbias, implementos rodoviários, agrícolas, peças, customização de máquinas, além de fazer locação para diversos segmentos.

A parceria entre WEG e Grupo AIZ busca unir conhecimentos e experiências, bem como empregar esforços de cooperação mútua para o desenvolvimento e aprimoramento de projetos de mobilidade elétrica, para aplicação em veículos e implementos de utilização comercial/industrial off-road e operados em sistemas logísticos.

“Ao celebrar esse memorando de cooperação tecnológica com o Grupo AIZ estamos avançando na nossa estratégia de tornar a mobilidade elétrica off road uma realidade no Brasil, atendendo de forma estrutural toda a cadeia necessária para a viabilização também destes segmentos de mercado”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

O acordo entre as empresas prevê ainda a busca de novas soluções para aprimoramento de estações de recarga de veículos elétricos, captação, fornecimento e armazenamento de energia limpa e renovável. O objetivo é desenvolver para os clientes de produtos elétricos, a possibilidade de obtenção da sua própria energia, de modo a se tornarem autossuficientes.

“Estamos empregando esforços de cooperação mútua, para preservação ambiental e diminuição do consumo de combustíveis fósseis, pela busca do fortalecimento da matriz energética brasileira, para o aumento de segurança no ambiente de trabalho e colaboração para o desenvolvimento e autossuficiência da indústria nacional”, complementa Alberto Iván Zakidalski, CEO do GRUPO AIZ.

Com mais de 1.400 colaboradores, o Grupo AIZ desenvolve equipamentos que vão desde manipuladores, guindastes, máquinas anfíbias, implementos rodoviários, agrícolas, peças, customização de máquinas, além de fazer locação para diversos segmentos. A empresa também se destaca por ser pioneira na operação remota não tripulada, novidade no mercado brasileiro.