WEG é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no país

Diretor de RH e de Relações Institucionais da WEG, Hilton Jose da Veiga Faria recebeu o troféu nesta Terça-Feira, no Teatro Alfa, em São Paulo | Foto Sando de Oliveira

Por: Pedro Leal

08/11/2018 - 05:11

A WEG foi eleita a melhor empresa para se trabalhar do país no segmento “indústrias diversas” em pesquisa feita pela revista Você S/A.

Além de liderar no segmento em que atua, a multinacional jaraguaense ficou em terceiro se considerado o ranking geral do guia “150 Melhores Empresas para Trabalhar”.

Criado em 1997, esse é considerado um dos mais tradicionais prêmios da imprensa especializada em recursos humanos no país. O reconhecimento aconteceu na última terça-feira (6).

Esse trabalho é baseado em uma metodologia criada pelo Fundação Instituto de Administração (FIA), que abrange não só o questionário respondido pelas empresas, questões objetivas e descritivas, mas também a participação dos funcionários por meio de uma pesquisa.

Ao todo, três mil dos quase 30 mil colaboradores da empresa foram selecionados para participar da pesquisa e 83% deles participaram enviando as respostas. Outros 25 foram entrevistados diretamente.

“Desde a sua fundação, a WEG tem sido uma empresa que se preocupa muito com a valorização e o desenvolvimento das pessoas. E esse prêmio é o reconhecimento desse trabalho construído em conjunto. Nossos colaboradores mostraram que mais importante do que crescer na empresa é crescer junto com ela, acreditando naquilo que ela acredita e caminhando na mesma direção”, declarou Harry Schmelzer Jr., presidente da WEG.

Segundo o diretor de RH e Relações institucionais da WEG, Hilton Jose da Veiga Faria, que recebeu o prêmio, esta conquista é um reconhecimento do trabalho continuado de melhora do clima de trabalho da empresa, através de ações prolongadas de formação de lideranças e análise do clima de trabalho.

“Isto é um trabalho que vem de muito tempo, desde os nossos fundadores, buscando o bem estar do colaborador e da comunidade na qual ele faz parte”, explica.

Segundo Faria, 70% do ambiente de trabalho depende da atuação dos líderes, e para este fim a empresa trabalha ativamente na capacitação e formação de lideranças em suas equipes de trabalho.

“Este é um trabalho que não se vê no curto prazo, são realmente ações prolongadas e continuas”, explica.

Faria frisa que a conquista desta posição é só o começo, uma confirmação do trabalho que tem sido feito na empresa há anos, e que agora o foco deve ser aprimoramento contínuo para não apenas manter a posição, como melhorar ainda mais a avaliação.

“Temos muito que pode ser melhorado e vamos continuar sempre trabalhando neste desenvolvimento sustentável, de olho no bem estar de nossos colaboradores”, explica.

A empresa também mantém grupos de estudo do clima de trabalho, avaliando o ambiente de trabalho em cada equipe e as medidas que podem ser tomadas – se a nível de equipe, de unidade ou organizacional.

Benefícios para o ambiente de trabalho

Além do trabalho de formação de lideranças e de avaliação do clima organizacional, outro fator que tem garantido a boa avaliação do ambiente de trabalho da WEG é o pacote de benefícios da empresa, afirma Faria, com uma longa série de vantagens para os colaboradores.

“Não dá para dizer qual destes benefícios é o mais importante. Muitos deles são coisas que outras empresas oferecem, mas não da forma que a WEG o faz”, comenta Faria.

Entre estes benefícios em que a WEG mostra um diferencial forte estão a participação nos lucros – até 12,5% dos lucros anuais da empresa são redistribuídos para os colaboradores, sem um “teto” em que a participação deixa de acontecer – e serviço de creche da empresa.

“Por lei este serviço é oferecido para trabalhadores com filhos até os seis meses, mas a WEG atende até os cinco anos”, diz.

Entre outros benefícios e adicionais oferecidos pela empresa estão questões como recreativa, planos de saúde, programas para participação na tomada de decisões do grupo e programas de previdência privada, “de forma que o colaborador tenha um adicional na sua aposentadoria”, explica Faria.

Além disso, a empresa oferece pequenos adicionais como presentes de casamento da empresa e cinco opções para os brindes de Natal aos colaboradores – o que agrega valor ao trabalho, diz Faria.

Essa é mais uma entre as premiações conquistadas pela empresa, que ao final de outubro figurou em outro ranking da imprensa especializada: a WEG foi uma das empresas ganhadoras do prêmio “Época NEGÓCIOS 360º” concedido pelo Revista Época Negócios, pelo sexto ano consecutivo.

Além do primeiro lugar no ranking geral do setor Mecânica e Metalurgia, a WEG também figurou a melhor posição em “Desempenho Financeiro”, “Inovação” e “Responsabilidade Socioambiental”.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?