Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

WEG e Alupar fecham acordo para autoprodução de energia eólica

Por: Pedro Leal

06/07/2023 - 08:07 - Atualizada em: 06/07/2023 - 08:24

A WEG S.A. (B3: WEGE3 / OTC: WEGZY) comunicou seus acionistas e mercado em geral nesta quarta-feira (5) que firmou um acordo vinculante com a Alupar, empresa especializada em geração e transmissão de energia elétrica, para a formação de uma parceria societária para autoprodução de energia a ser utilizada nas operações da WEG no Brasil.

Localizado no município de Jandaíra, no Rio Grande do Norte, no complexo Eólico Agreste Potiguar, o parque eólico AW Santa Régia (EAP II) terá capacidade instalada de 37,8 MW, garantia física de 21,7 MW médios, e vai operar com nove aerogeradores WEG modelo AGW 147 com potência nominal de 4,2 MW.

O acordo prevê a entrega anual de cerca de 15 MW médios, que serão utilizados em operações fabris da WEG na modalidade de autoprodução por equiparação, por um período de 18 anos.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Hoje, essa energia responde por aproximadamente 30% do consumo dessas operações. O início do suprimento de energia para as fábricas será a partir de janeiro de 2024, com contratos de compra de energia estimados em R$ 460 milhões no decorrer do período do contrato.

O parque eólico AW Santa Régia está localizado no mesmo complexo eólico do parque AW São João, que conta com outros seis aerogeradores da WEG. Ambos os parques estão em implantação e totalizarão 63 MW de capacidade instalada, conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O acordo entre as empresas ainda depende do cumprimento de condições precedentes, dentre elas o aval das autoridades brasileiras.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).