Com amplo portifólio para a geração de energia renovável, a WEG tem buscado inovar e disponibilizar ao mercado equipamentos cada vez mais tecnológicos, reforçando o papel da empresa e de Jaraguá do Sul no campo da inovação.

Para o segmento de aerogeradores a empresa tem utilizado inteligência artificial para planejar a manutenção preditiva dos equipamentos. A solução funciona através de computação em cloud e se baseia em dados coletados remotamente.

A aplicação combina a plataforma WEGnology® e a Inteligência Artificial da BirminD, empresa do Grupo WEG. A inteligência artificial recebe vários dados dos aerogeradores em tempo real, processa esta informação utilizando a solução de automachine learning da BirminD, que testa dezenas de algoritmos buscando automaticamente o de melhor performance, entregando como resultado a predição (estado futuro) de variáveis de interesse para o time que realiza a monitoramento dos equipamentos.

Em resumo, o produto se comunica em tempo real com os aerogeradores e detecta de forma antecipada potenciais necessidades de manutenção, acionando a demanda de um diagnóstico e ação corretiva precoce evitando perdas de disponibilidade dos aerogeradores.

Utilizando dados associados à solução desenvolvida pela WEG, é possível antecipar situações que influenciam na disponibilidade do equipamento, podendo refletir em ganhos de geração.

A solução está em estágio avançado de validação, antes da sua disponibilização ao mercado de aerogeradores. Podendo ser aplicada nos demais segmentos como: predição de sobretemperatura em inversores, eficiência de fornos, tempo de ciclo de extrusoras, consumo energético, demanda de produção e muitas outras aplicações.