Em agosto de 2020 uma catástrofe natural atingiu a Macedônia, sudeste da Europa, inundando uma mina de carvão localizada sob uma usina termelétrica administrada pela estatal ESM -North Macedonia.

Mais de 300.000 metros cúbicos de água inundaram a parte inferior da mina, impossibilitando todas as suas operações de trabalho. O carvão da mina abastece a usina termelétrica, responsável por gerar cerca de 70% da energia elétrica do país.

Para solucionar o problema foi necessário drenar a área rapidamente e devolver a qualidade de vida e bem-estar dos macedônios.

A estatal ESM recorreu à Simtech Solution para o fornecimento de bombas, para a drenagem da mina.

A empresa, por sua vez, solicitou à WEG o fornecimento de Soft-Starters da linha SSW900, essenciais para uso rápido e confiáveis nos acionamentos dos motores das bombas.

O cliente também optou pela SSW900 por seu histórico de falhas e recursos de diagnóstico, solução de falhas com data e hora e interface de comunicação de rede.

A SSW900 foi projetada para obter economia de energia, proteções eletrônicas integrada e durabilidade estendida de motores elétricos.

O equipamento possui by-pass interno, o que contribui para prolongar a sua vida útil, otimizando a instalação elétrica e reduzindo a dissipação de calor.

“A WEG foi fundamental com o auxílio na escolha de um sistema que se adequasse as necessidades da aplicação. Sabíamos que podíamos depositar a nossa confiança na WEG para este projeto de alto risco”, explicou Igor Novevski, engenheiro de projetos & desenvolvimento de negócios na Simtech.