O aumento dos investimentos no país decorrentes do novo marco legal do saneamento básico, traz oportunidades e desafios para a cadeia de fornecedores quanto à oferta adequada dos insumos, serviços e bens necessários ao alcance das metas.

Para a WEG, tradicional fornecedora de motores elétricos, inversores de frequência, sistemas de automação, tintas, e também atualmente soluções digitais (IOT e IA) as oportunidades sobressaem os desafios, uma vez que a companhia está estruturada globalmente para atender esse mercado e possui um longo histórico de participações em importantes projetos de saneamento básico e dessalinização no mercado brasileiro e internacional.

No Brasil a companhia vem aplicando esforços para a modernização das estações de saneamento/água e esgoto. Só este ano a WEG já forneceu centenas de motores elétricos da linha W22 IR3 Premium (alto rendimento) para empresas públicas e privadas de saneamento, por intermédio do programa “Bônus Motor WEG”, projeto de eficiência energética em parceria com concessionarias de energia e ANEEL, que viabiliza um bônus de até 40% aos consumidores que substituírem seus motores elétricos antigos por novos.

Essa iniciativa propicia às empresas de saneamento, atualização técnica, aumento da confiabilidade do processo e redução do consumo de energia elétrica, impactando na redução de custo operacional e consequentemente no custo do serviço prestado à população.

No mercado internacional, a empresa se prepara para entregar os últimos motores de 7000 kW para o projeto Sorek 2, uma das maiores plantas de dessalinização por osmose reversa do mundo, localizada em Israel. Além desses motores que serão instalados nas bombas de alta pressão, considerado um dos processos mais críticos da planta, o contrato da WEG contempla outros 42 motores elétricos de baixa e média tensão.

Segundo Elder Stringari, Diretor Internacional da WEG, para atender projetos de alta complexidade como estes é preciso não só eficiência, mas também flexibilidade e estrutura global. “Temos uma equipe exclusiva trabalhando com as grandes empresas internacionais de engenharia, que também atuam como construtoras e operadoras e atendem esse mercado globalmente. Além disso, nossa flexibilidade de produção nos permite adaptar projetos para atender diferentes aplicações e especificações técnicas, respeitando os mais exigentes requisitos deste mercado”, explica o executivo.

O setor de água e saneamento se tornou um dos principais alvos de negócios para a WEG. A companhia estima que o mercado endereçável para as soluções da WEG tenha capacidade de alcançar até 3% do valor total do CAPEX dos projetos desse segmento.