Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

WEG apresenta soluções industriais de IA de ponta no Oracle Innovation Center

Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

15/12/2025 - 14:12 - Atualizada em: 15/12/2025 - 14:29

A WEG, líder global em soluções industriais, demonstra sua posição na vanguarda da tecnologia ao tornar-se uma das principais provedoras de tecnologia no novo Innovation Center da Oracle em São Paulo.

O Centro atua como um laboratório vivo, demonstrando como a aplicação integrada de inteligência artificial (IA), robótica, automação e Internet das Coisas (IoT) pode transformar negócios e indústrias, em um ambiente que simula operações reais.

Com mais de seis décadas de crescimento impulsionado pela inovação, a WEG reafirma seu compromisso com o futuro ao contribuir com soluções avançadas de automação industrial e IA para esta iniciativa. A empresa também utiliza processadores Intel® Quad Core e a plataforma Intel® OpenVINO™ para acelerar cargas de trabalho e otimizar o desempenho em aplicações industriais de alta eficiência.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Entre as tecnologias da WEG em exibição estão um robô autônomo para logística interna; sistemas de visão computacional; sensores inteligentes (atualmente em implantação); e software de gestão de ativos para monitoramento de máquinas rotativas e equipamentos como inversores de frequência e soft starters.

Segundo Carlos José Bastos Grillo, Diretor Executivo de Digital e Sistemas da WEG, estas soluções de última geração demonstram como a indústria brasileira pode liderar a transformação digital global. “Fazer parte deste projeto com a Oracle mostra que a WEG está totalmente alinhada com o futuro. Somos líderes no uso de inteligência artificial para promover eficiência e competitividade em diversos setores, tanto no Brasil quanto no exterior,” afirma Grillo.

Ao combinar as tecnologias Oracle com um ecossistema de mais de 30 mantenedores estratégicos, o Oracle Innovation Center oferece uma visão inteligente e integrada do futuro. É o primeiro hub desse tipo da Oracle na América Latina, proporcionando soluções práticas para empresas de múltiplos setores, desde cães robóticos, drones e autômatos móveis a ambientes de varejo inteligentes. Muitos desses sistemas são integrados ou aprimorados com tecnologias WEG.

“Com a WEG, o Oracle Innovation Center torna-se ainda mais forte ao mostrar como a tecnologia pode transformar operações industriais de ponta a ponta. Esta aliança representa a união de dois líderes globais compartilhando a visão de levar eficiência, inteligência e competitividade às empresas do Brasil e do mundo,” disse Fabio Martins, Diretor do Oracle Innovation Center.

A colaboração entre a Oracle e a WEG destaca como inovadores globais aceleram a digitalização e a eficiência industrial.

“Nossa presença no Oracle Innovation Center é um exemplo claro de como a inovação vai além das máquinas — ela capacita pessoas a focarem no que realmente importa, fornecendo ferramentas que possibilitam decisões mais inteligentes e estratégicas,” acrescenta Grillo.

Essa iniciativa também reforça a liderança crescente do Brasil na oferta de tecnologia de classe mundial, impulsionada por empresas com forte atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação contínua.

Aposta Digital e Sistemas como Pilares Estratégicos do Futuro

Nos últimos anos, a WEG investiu fortemente em centros de tecnologia, parcerias com startups e universidades, e no desenvolvimento de talentos em ciência de dados, engenharia de software e automação.

Essa estratégia apoia a evolução da WEG para se tornar líder global em soluções industriais digitais, integrando hardware, software e serviços em setores como energia, papel e celulose, mineração, água e saneamento, e petróleo e gás.

Por meio dessa abordagem, a WEG não apenas expande seu portfólio, mas também fortalece sua capacidade de antecipar tendências, oferecer soluções completas e liderar a digitalização da indústria mundial.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).