WEG adquire nova startup de soluções digitais

Por: Pedro Leal

02/07/2020 - 10:07 - Atualizada em: 02/07/2020 - 10:15

A WEG anunciou nesta quinta-feira (2) um acordo para a aquisição do controle da startup BirminD, empresa de tecnologia atuante no mercado de Inteligência Artificial aplicada à Industrial Analytics.

Com o fechamento do acordo, a WEG passa a ter 51% do capital social da BirminD, com possibilidade, prevista em contrato, de aumentar sua participação nos negócios, futuramente.

Fundada em 2015 em Sorocaba, São Paulo, a BirminD é uma empresa que provê soluções de otimização industrial focada em trazer os conceitos mais avançados de industrial analytics, um dos pilares da indústria 4.0.

A empresa atende clientes de médio e grande porte oferecendo soluções de análise industrial, otimização de malhas de controle e avaliação do retorno financeiro de serviços antes mesmo de executá-los e sem a necessidade de um especialista em automação ou ciência de dados, utilizando técnicas de machine learning e inteligência artificial.

 

 

Segundo Carlos José Bastos Grillo, Diretor de Negócios Digitais da WEG, a aquisição faz parte da estratégia da companhia de expandir os recursos da WEG Digital Solutions e da plataforma IoT WEGnology, lançadas recentemente.

“Com a tecnologia da BirminD poderemos tratar dados industriais, desde planilhas em Excel e dados menos estruturados, para empresas com um nível de digitalização ainda inicial, até conexões automáticas com ERPs, MES, supervisórios e controladores, correlacionando as informações de forma a encontrar potenciais de redução de desperdícios, ranquear as melhores oportunidades para otimizar o processo, indicar os melhores pontos de operação para excelência industrial e simular cenários por meio de redes neurais”, explica Grillo.

De imediato, os clientes do sistema de gestão de ativos de motores e inversores: WEG Motor Fleet Management ou dos sistemas MES comercializados, contarão com serviços, ferramentas e aplicações para extrair informações adicionais dos dados armazenados na base de dados (“data-lakes”) destes softwares.

Recentemente a WEG anunciou a aquisição da startup Mvisia, especializada em soluções de inteligência artificial aplicada à visão computacional para a indústria.

Agora, com a aquisição da BirminD, a companhia complementa seu ecossistema digital e passa a oferecer as tecnologias de inteligência artificial aplicada, tanto a imagens quanto a industrial analytics.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul