WEG adquire empresa de Inteligência Artificial

Foto: Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

27/07/2023 - 09:07 - Atualizada em: 27/07/2023 - 09:25

A WEG S.A. (B3: WEGE3 / OTC: WEGZY) anunciou nesta quinta-feira um acordo para a aquisição da BirminD, empresa de tecnologia atuante no mercado de inteligência artificial para processos industriais. A WEG já detinha participação controladora de 51% na empresa e agora assume a integralidade das ações.

A aquisição faz parte da estratégia da WEG de crescimento dos negócios digitais, que desde 2020 conta com a tecnologia da BirminD em suas soluções, incluindo produtos e serviços como o B-WISE e Motion Drive Operation Center (MDOC), que é um serviço de monitoramento de ativos industriais com emprego de sensoriamento de dados e diagnósticos baseados em insights de inteligência artificial e algoritmos de machine learning.

Este movimento está alinhado com a estratégia de desenvolvimento de novos produtos e serviços para otimizar a gestão dos ativos, gestão de energia e gestão de execução das operações de clientes da empresa.

“Com a conclusão desta transação, vamos seguir com os desenvolvimentos dos produtos que já estavam em curso na BirminD, bem como promover uma integração ainda maior dos times de Sorocaba com as demais equipes da companhia, se associando a outras frentes de Inteligência Artificial da WEG e de desenvolvimento de produtos de software. A operação será mantida em sua totalidade, o que inclui também os colaboradores e prestadores de serviços”,afirma Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente da WEG Digital e Sistemas.

Fundada em 2015, em Sorocaba/SP, a BirminD nasceu como provedora de soluções de otimização industrial focada em trazer os conceitos mais avançados de industrial analytics, um dos pilares da indústria 4.0. A empresa atende clientes de médio e grande porte oferecendo soluções avançadas utilizando técnicas de machine learning e inteligência artificial.