Weg adere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por: Pedro Leal

25/05/2018 - 05:05 - Atualizada em: 28/05/2018 - 08:25

No dia 26 de março deste ano, a WEG aderiu oficialmente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que propõe uma ação mundial coordenada entre a sociedade como um todo – setor privado, governos, sociedade civil, entre outros. Segundo a empresa, esta adesão foi possível pois a empresa já atuava em várias das frentes estabelecidas pelos ODS, e visa reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade.

Os ODS são parte de uma plataforma de políticas da ONU, visando o cumprimento de 169 metas e 17 objetivos até o ano de 2030, e a declaração destes objetivos foi formalizada em setembro de 2015, por todos os 193 estados-membro da organização. A pauta foi uma continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, agenda acordada em 2000 pelos países-membros da ONU para combater a pobreza.

“Esta cooperação coletiva é fundamental para promover impactos significativos em prol do desenvolvimento sustentável para a sociedade”, explica Hilton José da Veiga Faria, Diretor de RH e Relações Institucionais. A empresa ressalta que estas ações e programas não foram criados para atender aos ODS e eram iniciativas prévias que se encaixam dentro dos objetivos.

“A WEG entende a importância de iniciativas como esta, bem como seu papel e responsabilidade enquanto empresa. A decisão de ser signatária está alinhada com ações de sustentabilidade no contexto de uma agenda global, compartilhando as práticas que já acontecem na companhia”, diz Faria. A adesão e o acompanhamento dos ODS ajuda a empresa a estudar outras iniciativas neste sentido e, no futuro, relatar os progressos nestas frentes.

Entre as iniciativas que atendem os ODS, estão  projetos de capacitação e educação dos trabalhadores, ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, estimulo ao desenvolvimento tecnológico, eficiência de consumo e redução dos impactos ambientais, além de ações junto a comunidade.

Os objetivos passam também pelo crescimento econômico e a geração de empregos.  “Nossa Receita Operacional Líquida (ROL) em 2017 foi de R$ 9.5 bilhões, 1.7% maior que em 2016. Nossa diversificação, modernização tecnológica e inovação impactam neste contexto”, afirma a empresa.

Dentro do campo de seus produtos, a WEG tem trabalhado no desenvolvimento de energias renováveis: desde 2010, a empresa trabalha com desenvolvimento de geradores eólicos e desde 2014, quando a WEG fez seu primeiro fornecimento de aerogeradores, até 2017 foram instalados 134 aerogeradores (281,4 MW). A WEG atua também em programas de incentivo para instalação de sistemas fotovoltaicos, como o programa Indústria Solar, iniciativa em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

O que são os ODS?

O processo de construção dos ODS começou com a Conferência Rio+20 e teve participação de 193 países. Entre as propostas estão erradicar a fome e a pobreza, promover a agricultura sustentável, saúde, educação e igualdade de gênero, além de garantir a todos o acesso à água, ao saneamento e à energia sustentável, o crescimento econômico, emprego, a industrialização, cidades sustentáveis e a redução da desigualdade.

O desenvolvimento sustentável é aquele que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades – a pauta tem sido adotada por empresas e países de forma crescente ao redor do globo – o Brasil teve um papel fundamental no estabelecimento da declaração, além de ter sediado a primeira conferência do tema, a Rio 92, em 1992.

São os objetivos:

  1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
  2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
  3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
  4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
  5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
  6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
  7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
  8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
  9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
  10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
  11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
  12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
  13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
  14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
  15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
  16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
  17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?