WEG 59 anos: aplicativo de monitoramento traz informações seguras e atualizadas sobre o novo coronavírus

Foto Divulgação/PMJS

Por: Elissandro Sutil

16/09/2020 - 05:09 - Atualizada em: 16/09/2020 - 10:28

Ser proativa e estar à frente dos problemas encontrando a solução, pela inovação. Uma característica já bastante conhecida da empresa WEG ficou ainda mais evidente em meio à pandemia do coronavírus.

Juntando o pioneirismo ao espírito comunitário da multinacional, o resultado foi uma série de medidas de enfrentamento ao vírus, como o aplicativo COVID Monitor.

O diretor de engenharia e Inovação Tecnológica da WEG Rodrigo Fumo Fernandes conta que o aplicativo foi desenvolvido ainda no começo da pandemia, em março, quando a empresa se adaptava à situação aplicando o distanciamento social, home office e até o banco de horas.

Nesse momento, o próprio pessoal do setor de pesquisa e desenvolvimento, que já tinha trabalhado no desenvolvimento de softwares para monitoramento de motores elétricos, pensou: “por que não tentar criar uma ferramenta que ajude a monitorar o cenário da Covid-19 em Jaraguá do Sul?”.

Foi então que, a partir de um contato através da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), a equipe chegou ao Diretor de TI da Prefeitura, Márcio da Silveira.

“Aí se desenvolveu esse aplicativo, logicamente ele tem todo um apoio da WEG, mas com uma parte muito importante da Prefeitura e com os profissionais de saúde para que tenha um diagnóstico”, conta Fernandes.

Como funciona

Disponível nas versões Android e iOS, o aplicativo COVID Monitor é gratuito e pode ser acessado periodicamente, a fim de detectar possíveis sintomas de Covid-19.

Ao contribuir para identificar possíveis estágios da enfermidade, o aplicativo vai indicar quem deve procurar a rede de saúde do município.

Por consequência, ajuda no controle da doença na região, além de mostrar as estatísticas do informe epidemiológico, com dados sobre a quantidade de casos confirmados, suspeitos, descartados, recuperados, em análise e óbitos.

Além de servir à população em geral, o aplicativo também tem sido um aliado das empresas, informa o diretor de engenharia Rodrigo Fumo Fernandes.

Foto Reprodução

“Percebemos através dos usuários que isso ajudou também outras empresas, por exemplo, uma área de RH ou de segurança do trabalho pode entrar no aplicativo e ver como estão evoluindo os casos na cidade. O sistema é atualizado constantemente de forma automática”, explica.

O site da Prefeitura, painel Covid-19, é justamente outro produto desenvolvido pela WEG e doado ao Município.

Informação confiável

O desenvolvimento de um aplicativo que reunisse informações atualizadas e confiáveis sobre o coronavírus no município foi uma solução da empresa encontrada não apenas para contribuir no monitoramento do vírus, mas também para passar segurança à população.

“Logo no começo da pandemia, tinha muita informação desencontrada, o que a gente quis passar é a situação real do que está acontecendo e também evitar o pânico. Então acredito que o app ajudou bastante a tranquilizar a população”, avalia o diretor Rodrigo Fumo Fernandes.

A ferramenta também teve o mesmo objetivo de trazer tranquilidade entre as empresas e o comércio da cidade, para que os setores econômicos pudessem continuar operando e a situação não impactasse negativamente na arrecadação municipal.

“Era isso que, no fim, todos almejamos, temos que tratar essa situação, minimizar os riscos às pessoas que estão aí no dia a dia, mas de certa forma continuar fazendo a economia girar, que é importante para gerar arrecadação, manter os empregos, etc. Então esse também é um efeito positivo que a gente conseguiu através desse aplicativo”, afirma Fernandes.

Hoje, com mais de 7 mil usuários, o diretor estima que a ferramenta consegue cobrir uma parcela importante da cidade. Isso porque não são todos os integrantes de uma mesma família que utilizam o aplicativo. Com uma média de 3 a 4 pessoas por família para cada usuário, a estimativa é que mais de 20 mil pessoas estejam, de certa forma, conectadas.

Soma-se a isso ainda as empresas que também utilizam o aplicativo.

“Somente a WEG tem mais de 10 mil funcionários”, aponta Fernandes. “Assim, o aplicativo consegue abranger praticamente toda a cidade, resultando em informações precisas, atualizadas e confiáveis”, completa.

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul