A montadora alemã Volkswagen iniciou o processo de integração do ChatGPT com as centrais multimídia de seus carros, que passam a contar com serviços da inteligência artificial generativa da OpenAI.
A montadora não informou se o recurso está limitado a algumas regiões ou se a implementação será a nível global. A novidade chega para o Golf, Tiguan, Passat e linha ID.
A integração do ChatGPT vai de encontro à assistente IDA, que estava embarcada nos veículos da fabricante alemã.
Segundo a Volkswagen, o recurso eleva a capacidade de resposta em solicitações por voz e supera os comandos anteriores mais focados em controle de navegação, climatização e entretenimento no carro.
Com a implementação, a IDA vai ser capaz de explorar respostas mais complexas e externas ao carro, como fornecer informações sobre destinos turísticos.
Por ora, clientes Volkswagen que tenham uma conta existente para o VW Connect/VW Connect Plus pode usar o assistente de voz IDA normalmente.
O ChatGPT seria acionado quando a solução da própria marca não for capaz de responder, com consulta enviada de forma anônima e as respostas, excluídas após serem fornecidas para maior privacidade.