A Chinesa AeroHT, subsidiária da XPeng, anunciou recentemente um novo “carro voador” 2 em 1 – as informações são do Olhar Digital.
A novidade se trata do “Land Aircraft Carrier”, que propõe resolver o dilema de criar um legítimo carro voador – algo que possa operar tanto na estrada quanto no ar – a solução, inusitada, foi fazer um veículo terrestre que transporte um “módulo voador”.
A empresa explicou em vídeo como o “combo” funciona.
O componente terrestre deve funcionar como uma espécie de “porta-aviões”. Avantajado, ele conta crês eixos com 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura.
De acordo com a Xpeng AeroHT, o modelo é um elétrico de autonomia estendida com uma plataforma de alta voltagem de 800 V; o motor de combustão interna sob o capô não transfere nenhum torque para as rodas e fornece energia para motores elétricos e uma bateria.
O componente aéreo, por sua vez, é transportado na traseira da mini-van, que serve como base de recarga. Ainda não há muitas informações sobre o modelo, mas a empresa afirma que, com carga total, a aeronave pode suportar entre 5 e 6 voos.
A XPeng AeroHT planeja exibir o produto no Zhuhai Airshow, que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de novembro deste ano.
A pré-venda começa ainda em 2024, com produção inicial prevista para meados do ano que vem, após a inauguração de uma fábrica específica para montar o carro voador em Guangzhou. Será uma planta com capacidade para produzir até 10 mil veículos do tipo por ano.