Diante da mudanças em relação aos estabelecimentos que podem funcionar ou devem manter as portas fechadas, três entidades da região Norte de Santa Catarina decidiram publicar um vídeo demonstrando ser contrárias ao lockdown.

O vídeo, com duração de um minuto, ressalta a importância dos comércios de rua e também dos shoppings ficarem abertos para manter os empregos dos funcionários e a economia continuar movimentando as cidades, o estado e o país.

A peça é assinada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araquari, pela Associação Empresarial de Araquari (Aciaa) e pelo Secovi Norte SC (Sindicato dos Condomínios, Imobiliárias, Shoppings Centers e Incorporadoras da Região Norte catarinense).

De acordo com a mensagem, o lockdown aumentará ainda mais o desemprego no ramo do comércio.

"Não podemos deixar o nosso comércio de rua e do shopping parar. Se o empreendimento comercial precisar fechar de novo, talvez ele não reabra mais. Acredito que se todos colaborarem, vamos vencer juntos esta luta contra o coronavírus", destacou o presidente do Secovi Norte SC, empresário Jorge Arnaldo Laureano.

Além disso, o vídeo recomenda o uso de máscara, higienização constante das mãos e que as pessoas evitem aglomerações. "Somente com a sua cooperação, nosso comércio continuará de portas abertas", comentou o presidente.

Laureano afirma que o tratamento precoce é fundamental para manter a saúde em dia e também para evitar o contágio pelo vírus. Ele diz que muitos municípios que adotaram esta medida do tratamento precoce obtiveram redução nas internações.