Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul visitaram o Novale Hub – Centro de Inovação, no bairro Três Rios do Sul, na tarde desta quarta-feira (31). Eles assistiram a uma apresentação do coordenador de ecossistema, Marco Antonio Murara, que explicou o funcionamento da instituição e mostrou a estrutura oferecida aos interessados em desenvolver projetos e ideias inovadoras. Os mirins conheceram os espaços de coworking, da sala reuniões e de incubação de empresas.

Murara ressaltou que o Novale Hub trabalha com três pilares de negócio: inclusão, formação e incubação. Neste último critério, o coordenador frisou que a entidade já conta com 24 empreendimentos incubados no local, que envolvem cerca de 160 pessoas.

Para ele, a visita dos jovens parlamentares é uma forma de difundir o trabalho feito no Centro de Inovação, levando ao público mais jovem o conhecimento sobre as possibilidades que eles mesmos terão à disposição e poderão aproveitar num futuro próximo, seja para trabalhar ou empreender com uma ideia inovadora.

“Porque não adianta nós termos um prédio maravilhoso como este, com toda essa infraestrutura, e não termos mão de obra capacitada e qualificada para levar os projetos de inovação adiante”, explicou.

Para o mirim João Danilo Heck (EMEB Gertrudes S. Milbratz), o Novale Hub tem uma importância fundamental para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul. Ele ressalta que a forma como pequenas e grandes empresas interagem no local, gerando novas ideias e projetos, lhe chamou muito a atenção. Para o estudante, o Centro serve de exemplo para todo o Brasil. “Como, por exemplo, às metrópoles São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte etc.”, destacou o mirim.