Vendas de veículos com mais de 13 anos explodem no Brasil

Foto: Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

29/08/2022 - 14:08 - Atualizada em: 29/08/2022 - 14:50

O Radar Autos, conteúdo produzido pelo Data OLX Autos, do site de vendas OLX, aponta que automóveis com mais de 13 anos representaram mais de um terço das vendas em julho deste ano – a faixa representa 36% do total de veículos usados e seminovos no mês.

Enquanto isso, houve uma redução da participação de venda de seminovos e usados com tempo de até três anos, chegando a 13%.

O relatório, com base em dados da Fenabrave, IBGE e Fenauto, destaca que a venda de automóveis usados teve aumento de 3,3% nas vendas de julho em comparação a junho de 2022 – mas segue 17,9% aquém do desempenho registrado em julho do ano passado.

Já a comercialização de veículos novos aumentou 4,1%, utilizando a mesma comparação de período interanual.

O Radar Autos também indica que foram fabricadas 203 mil unidades de automóveis e comerciais leves no Brasil em julho deste ano, o que representa uma expansão de 38% em comparação com o mesmo mês em 2021.

“Os números expressam o desempenho do mercado mediante um cenário econômico com desafios. Os juros para aquisição de veículos por pessoas físicas atingiram 27,23% a.a. em abril, conforme divulgado pelo Banco Central. Apesar de terem tido uma pequena queda desde dezembro do ano passado, espera-se que os juros para a compra de automóveis acompanhem a trajetória de alta da Selic, assim como observado nos últimos anos”, explica o vice-presidente economista-chefe da OLX Brasil, Danilo Igliori.

O estudo completo está disponível para download na landing page do Data OLX Autos: https://lp.olx.com.br/dataolxautos/.