Venda de veículos novos cresce pelo sexto mês consecutivo na região

Por: OCP News Jaraguá do Sul

09/11/2017 - 10:11 - Atualizada em: 09/11/2017 - 10:25

A venda de veículos novos avançou pelo sexto mês consecutivo na microrregião do Vale do Itapocu, no Norte catarinense, e já acumula um crescimento de 12,5% entre fevereiro e outubro deste ano, segundo dados divulgados pelo Núcleo de Concessionárias da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs). Só no mês passado, o número de veículos novos comercializados cresceu 40% na região – foram 399 emplacamentos em outubro deste ano, contra 285 no mesmo período do ano passado. O último resultado negativo foi registrado em abril, quando as vendas apresentaram queda de 13,9%.

O desempenho positivo do setor segue a tendência de crescimento observado em Santa Catarina e reforça o otimismo do mercado, que espera avanços mais intensos a partir do ano que vem. Por enquanto, a expectativa é fechar o ano com crescimento de pelo menos 10% nas vendas no Estado, resultado que deve ser superado na microrregião.

De acordo com o vice-coordenador do Núcleo de Concessionárias da Acijs, João Thiago dos Santos, a diminuição na taxa de desemprego e a baixa nos juros ajudaram a impulsionar a retomada do setor, cenário que pode ser notado tanto no mercado nacional e estadual, quanto, em maior escala, na microrregião. “Além da leve recuperação da economia, a época também é propícia para vendas. Devemos aproveitar a onda de crescimento, as impulsões das montadoras com condições de preços e taxas especiais e o ânimo de todos voltados para a época de compras”, avalia Santos.

—-

LEIA TAMBÉM:

Crise? Que crise? Veja os carros zero mais vendidos em Jaraguá no primeiro semestre

—-

Entre janeiro e outubro deste ano, foram comercializados 3.149 veículos novos nas concessionárias da microrregião. Com o resultado obtido em outubro o setor alcançou o melhor desempenho desde o início da série histórica regional, iniciada em fevereiro do ano passado. Os dados levam em conta Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba e não incluem motos ou automóveis de grande porte.

Em Santa Catarina, o mês de outubro também foi de crescimento intenso, com alta de 28,42% na venda de veículos novos, na comparação com o ano passado. Os dados superam a média nacional, que registrou aumento de 20,98%. Até agora, o setor acumula avanço de 7,88% no estado.