Veja quais são as 6 empresas mais antigas do mundo ainda em atividade

Foto: Reprodução/Instagram/@seansbar

Por: OCP News Joinville

16/04/2024 - 20:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 08:48

Em um país como o Brasil, em que, conforme o IBGE, a maioria das empresas fecha as portas antes de completar 10 anos, exemplos de longevidade no mundo dos negócios podem ser inspiradores.

Você alguma vez já se perguntou quais são as empresas em atividade mais antigas do mundo? Pois a lista pode te surpreender, já que as seis primeiras têm mais de mil anos de história.

 

Confira as seis empresas mais antigas do mundo

 

Kongō Gumi

Funcionários da Kongo Gumi em uma fotografia do começo do século 20 | Foto: Reprodução

Fundada em 578 no Japão, a Kongō Gumi é uma construtora especializada em templos budistas. A empresa foi uma negócio familiar por mais de 1400 anos antes de se tornar uma subsidiária de outra empresa em 2006.

 

Nisiyama Onsen Keiunkan

Também no Japão, este hotel foi fundado em 705 e é reconhecido pelo Guinness World Records como o hotel mais antigo do mundo ainda em operação. O hotel é conhecido por suas fontes termais naturais.

 

Genda Shigyō

Uma fabricante de papel japonesa, fundada em 771. Originalmente produzia papel washi, tradicional no Japão.

 

St. Peter Stiftskulinarium

Foto: Reprodução/Instagram/@stpeter_stiftskulinarium

Localizado na Áustria, este restaurante em Salzburgo foi mencionado pela primeira vez em documentos datados de 803. Situa-se dentro de um mosteiro e é conhecido por servir pratos tradicionais austríacos.

Especula-se que nomes como Cristóvão Colombo e Mozart já fizeram refeições ali.

 

Staffelter Hof Winery

Foto: Reprodução/Instagram/@staffelterhof862

Esta vinícola alemã foi fundada em 862 e está localizada em Kröv, na Alemanha. É uma das vinícolas mais antigas do mundo ainda em operação, e tem sido gerida pela mesma família por várias gerações.

 

Sean’s Bar

Foto: Reprodução/Instagram/@seansbar

Localizado na Irlanda, Sean’s Bar é reconhecido como o pub mais antigo da Europa e possivelmente do mundo. Registros sugerem que ele foi fundado por volta de 900 d.C. O bar ainda mantém muitas de suas características originais e atrai turistas de todo o mundo.

 

Resiliência

Essas empresas sobreviveram ao teste do tempo e, para isso, precisaram adaptar suas práticas a fim de continuarem relevantes e operacionais ao longo dos séculos.

Durante mais de mil anos, inúmeras crises e dificuldades bateram à porta dessas empresas. Mas a resiliência, a inovação e a constante busca pela excelência são fatores que fazem com que elas possam perdurar por tanto tempo.

Histórias assim são bastante inspiradoras para quem está começando um negócio ou passando por dificuldades. Afinal, com perseverança, foco e constante busca por evolução, é possível superar os obstáculos que surgem pelo caminho.