O Chevrolet Onix assumiu o posto de carro sensação no Brasil. E em Jaraguá do Sul não é diferente, mais uma vez ele foi o veículo mais vendido da cidade, conforme dados das concessionárias para o primeiro semestre de 2018. Completando a lista dos três primeiros, vem o Hyundai HB20 e o Ford Ka.

Desde que surgiu, o Onix se tornou um carro econômico e eficiente aos olhos dos consumidores. Desde 2015 vem herdando o rótulo de carro mais vendido do Brasil. Durante os meses de janeiro e junho, 85 unidades do Onix começaram a circular nas ruas de Jaraguá do Sul.

O Hyundai HB20 também se manteve na segunda posição. Ele virou febre no Brasil por ser considerado um carro barato aos padrões da Hyundai, marca conhecida pelos veículos com alto padrão de qualidade. Ano passado, esses dois carros foram os únicos que atingiram a marca centenária em vendas no Brasil.

Espaço e conforto oferecidos pelo Onix são diferenciais que atraem os consumidores | Foto Chevrolet/Divulgação

A Ford sempre coloca carros na lista dos mais vendidos, e desta vez não foi diferente. Ocupando a terceira colocação, está o Ford Ka, com 68 unidades, 12 a menos que o HB20. Outros carros da marca americana também tiveram bom desempenho, como o Ecoesport, Fiesta e Ranger.

5 carros mais vendidos em Jaraguá do Sul

Entre janeiro e junho de 2018:

  1. Chevrolet Onix - 85 unidades;
  2. Hyundai HB20 - 80 unidades;
  3. Ford Ka - 68 unidades;
  4. Volkswagen Polo - 40 unidades;
  5. Volkswagen Gol - 36 unidades.

Volkswagen lidera vendas

Apesar de não figurar entre os três carros mais vendidos nos primeiros seis meses do ano em Jaraguá do Sul, a Volkswagen terminou o semestre com boas vendas. Na quarta e quinta colocação estão os carros da marca alemã, com 40 unidades vendidas do Polo e 36 do Gol.

A Peugeot se manteve com as vendas estáveis de janeiro a junho deste ano. O carro mais vendido da marca francesa foi o 208, com 22 unidades. Com três vendas a menos está o 2008 e completando a lista vem o 3008, com nove unidades, e o Expert, com seis carros vendidos.

Polo se destaca nas vendas da Volkswagen | Foto Volkswagen/Divulgação
Polo se destaca nas vendas da Volkswagen | Foto Volkswagen/Divulgação

Outra marca francesa, a Renault, seguiu na mesma linha de sua compatriota e fechou o semestre com boas marcas. O veiculo mais vendido da Renault foi o Sandero, com 27 unidades, na sequência vem o Logan, com 22 vendas. O Capter, Duster e Kwid fecham a lista dos cinco primeiros.

Com 22 unidades, O C3 foi o carro mais vendido da Citroen nos primeiros seis meses de 2018 em Jaraguá do Sul. A marca parisiense também vendeu 17 unidades do Aircross e 16 do C4 Louge.

Marcas japonesas

A Nissan também vem ganhando espaço em Jaraguá do Sul. De janeiro a junho de 2018, o Kicks foi o veículo mais vendido da marca japonesa, com 30 unidades. O Versa vem em seguida, com 17 vendas. Completando a lista temos o March, Frontier e Sentra.

A história é diferente com outra marca japonesa, a Toyota. Com carros de qualidade e mais carros que os concorrentes, a Toyota manteve bons números na cidade. O Corolla segue na ponta com 34 vendas. Na sequencia, vem o Etios e a Hillux, ambos com 27 veículos vendidos.

Toyota aposta no Corolla para conquistar novos clientes | Foto Toyota/Divulgação
Toyota aposta no Corolla para conquistar novos clientes | Foto Toyota/Divulgação

Seguindo na mesma linha da Toyota, a Honda terminou o semestre dentro da expectativa, até melhor que a compatriota. Foram 37 vendas do HR-V e 36 do Civic, carro consolidado da marca. O Fit e City vem logo atrás, com 30 e 28 respectivamente.

Feirão ajudou nas vendas

No mês de março, Jaraguá do Sul teve a 10ª edição do feirão das concessionárias. Na época, as vendas foram 67% melhores do que 2017, com 149 veículos vendidos, 29 a mais do que a expectativa. Cerca de 75% dos carros eram novos e movimentaram aproximadamente R$ 10 milhões em vendas.

Números gerais

Em 2018, o aumento da frota de veículos em Jaraguá do Sul ficou 45,2% acima do registrado no mesmo período de 2017. Entre janeiro e junho do ano passado, passaram a circular nas ruas do município 492 carros, incluindo seminovos. Nesse primeiro semestre foram cerca de 220 veículos a mais.

Cenário brasileiro

A nível nacional, o Chevrolet Onix também segue sendo o carro mais mais vendido. Foram emplacadas 89.620 unidades do veículo, um crescimento de 7,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Se em Jaraguá do Sul a diferença para o segundo colocado foi de apenas cinco vendas, no Brasil quase 40 mil unidades separam o carro da marca americana para o Hyundai HB20. Na terceira posição está o Ford Ka, com 48.262 carros vendidos.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o setor comercializou 1.166.633 unidades de veículos novos de janeiro a junho, mesmo com os efeitos da greve dos caminhoneiros em maio.

Quer receber as notícias no WhatsApp?