Telemarketing, e-commerce, médicos especializados e áreas de tecnologia: estas são alguma das áreas de trabalho que devem impulsionar o mercado de trabalho nacional em 2021.

O levantamento é da rede social profissional LinkedIn, que listou as 15 principais categorias de empregos.

Segundo a rede, "empregos em alta" são aqueles que tiveram o maior crescimento em termos de contratações de um ano para o outro, no período de abril a outubro de 2020.

O levantamento foi feito por uma equipe de cientistas de dados do Gráfico Econômico do LinkedIn, com base em mais de 15 mil cargos, para escalar que profissões tiveram a maior procura na comparação com 2019.

As tendências de carreira foram classificadas por uma combinação da média de crescimento anual com o volume da demanda de empregos.

O maior aumento na demanda ficou por conta de enfermeiros de terapia intensiva: segundo os dados do LinkedIn, as contratações para a função tiveram um crescimento recorde de 820% em comparação a 2019, e grande parte dessas funções acabaram sendo preenchidas por ex-enfermeiros generalistas.

Veja abaixo as áreas que deverão estar em alta neste ano

1. Médicos especializados e profisionais de saúde

Principais competências: enfermagem em terapia intensiva, farmácia clínica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia.

Cargos comuns: enfermeiro(a) de terapia intensiva, enfermeiro(a) de saúde pública, enfermeiro(a) de pronto-socorro, clínico geral, fisioterapeuta, farmacêutico(a), médico(a) e especialista clínico.

2. Cargos em tecnologia

Principais competências: Git, Unity, JavaScript, React.js, Scrum, design de experiência do usuário (UED), SQL, design de interface do usuário e Cascading Style Sheets (CSS).

Cargos comuns: engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de back-end, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de front-end, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética.

3. Farmacêuticos e pesquisadores

Principais competências: monitoramento clínico, boas práticas clínicas (BPC), boas práticas de laboratório (BPL), pesquisa clínica, bioquímica, hematologia e 5S.

Cargos comuns: técnico(a) em medicina, cientista de laboratório médico e assistente de laboratório.

4. Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

Principais competências: negociação, gestão comercial, e-commerce, pré-vendas, planejamento de negócios, negociação, gestão de vendas.

Cargos comuns: especialista em vendas, gerente de vendas, assistente operacional de vendas.

5. Especialistas em e-commerce

Principais competências: e-commerce, gerenciamento de logística, produtos SAP, operações de depósito, controle de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos

Cargos comuns: diretor(a) de cadeia de suprimentos, técnico(a) em logística, analista de estoque, operário(a) de estoque, operário de estoque, gerente de e-commerce, analista de e-commerce

6. Profissionais autônomos de conteúdo digital

Principais competências: experiência em podcasts, YouTube, marketing digital e edição de vídeos.

Cargos comuns: podcaster, YouTuber, coordenador(a) de conteúdo e editor(a) de vídeo.

7. Especialistas em marketing digital

Principais competências: marketing de influência, marketing digital, growth hacking, experiência de usuário (UX), mídias sociais, Search Engine Optimization (SEO).

Cargos comuns: gerente de mídias sociais, especialista em estratégias de posicionamento, consultor(a) de marketing digital, produtor(a) de conteúdo e redator(a) para experiência do usuário.

8. Profissionais de finanças

Principais competências: serviços bancários, negociação, planejamento de negócios, investimentos, finanças corporativas, mercado de capitais e análise financeira.

Cargos comuns: diretor(a) financeiro(a), corretor(a) de ações, consultor(a) de serviços financeiros, contador(a), supervisor(a) de contas a receber e bancário(a).

9. Telemarketing

Principais competências: telemarketing, atendimento ao cliente, vendas, etiqueta ao telefone.

Cargos comuns: representante de telemarketing, operador(a) de telemarketing e especialista em telemarketing.

10. Cargos de apoio à saúde

Principais competências: experiência em farmácia e com medicamentos, funções de recepcionista, atendimento ao paciente, análises clínicas e gestão de saúde.

Cargos comuns: assistente de farmácia, consultor(a) de saúde, gerente de operações clínicas, encarregado(a) médico(a), coordenador(a) médico.

11. Serviços criativos

Principais competências: ilustração, arte, ZBrush, jornalismo, design gráfico, modelagem 3D, redação, Adobe Illustrator.

Cargos comuns: ilustrador(a), artista 3D, redator(a), figurinista e designer gráfico.

12. Análises de dados

Principais competências: Apache Spark, Hadoop, SQL, Python, ciência de dados, Tableau e Google Analytics.

Cargos comuns: engenheiro(a) de dados, analista de dados, analista de desempenho e analista de validação.

13. Cargos de sucesso de clientes

Principais competências: atendimento ao cliente, experiência do cliente, negociação, planejamento de negócios, liderança de equipe e central de atendimento.

Cargos comuns: atendimento ao cliente, líder de equipe de atendimento ao cliente, especialista em central de atendimento, gerente de sucesso do cliente, parcerias estratégicas e gerente de experiência do cliente.

14. Profissionais do setor de varejo

Principais competências: vendas no varejo, merchandising, vendas, atendimento ao cliente e marketing.

Cargos comuns: especialista em varejo e especialista em merchandising.

15. Especialistas em saúde mental

Principais competências: psicoterapia, psicologia, psicologia de aconselhamento e saúde mental.

Cargos comuns: psicoterapeuta e psicólogo(a) clínico(a).