Veja algumas das ações promovidas em Santa Catarina para ajudar os pequenos negócios

Foto: Christin Hume

Por: Pedro Leal

03/04/2020 - 05:04

Enquanto as medidas de isolamento, tão necessárias para conter o avanço do coronavírus Covid-19, trazem impactos negativos para pequenos negócios, uma série de iniciativas de entidades, empresas e instituições trazem alternativas para quem mantém seu negócio e não quer ser prejudicado.

Essas medidas passam por iniciativas públicas, programas de investimento, cursos online e plataformas de vendas, além do modelo de home-office que tem tomado lugar de grande parte do trabalho normalmente feito em escritórios.

Abaixo, você confere algumas das iniciativas surgidas nos tempos de crise que podem ajudar o empreendedor e o consumidor neste momento de isolamento social.

Cartilha educativa

A MMD Advogados, empresa com mais de 20 anos de história do mercado, elaborou um material desenvolvido especialmente para ajudar os empresários neste momento de incertezas por conta da disseminação do novo coronavírus.

A cartilha traz informações sobre como lidar com o fluxo de caixa comprometido, como ficam as situações contratuais em tempos de pandemia e esclarece outras dúvidas de quem tem um negócio.

Para ter acesso ao material, clique aqui.

Apoio aos restaurantes

Para amenizar a crise no setor de alimentação, a cervejaria Stella Artois criou um movimento para ajudar os estabelecimentos afetados pelo isolamento social

A ideia é simples: você escolhe um de seus restaurantes favoritos, compra um voucher no valor de R$ 50 e, quando a quarentena chegar ao fim, terá um voucher de R$ 100 para usar no local.

A Stella Artois vai pagar a outra metade, garantindo aos estabelecimentos arrecadação mesmo com as portas fechadas.

O valor será 100% revertido aos estabelecimentos. Saiba mais aqui.

Marketplace

A rede Magazine Luiza lançou nesta quarta-feira (1º) uma plataforma digital de vendas grátis para autônomos, micro e pequenos varejistas durante o isolamento social por conta do coronavírus.

A plataforma, Parceiro Magalu, faz parte do marketplace digital da rede, Magalu.

Em nota, a empresa informa que o Brasil tem hoje 5 milhões de empresas varejistas — a maior parte delas com faturamento de até 5 milhões de reais ao ano.

Desse total, apenas cerca de 50 000 vendem seus produtos digitalmente.

Webinars

Pensando no cenário de restrições sociais e na importância de se falar sobre o papel das lideranças para uma boa gestão, a Faculdade Senai deu início a uma série de seminários online – ou “webinars” – com especialistas que são referência em áreas estratégicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Produção de máscaras

Em uma ação coordenada pela Rede Senai de Inovação, O SENAI-Cetiqt organizou instruções para a indústria têxtil, para reorientar seu sistema produtivo a fim de fabricar máscaras de proteção e aventais de uso hospitalar.

Os equipamentos precisam seguir instruções rígidas para atender as demandas de saúde – o material visa garantir que empresas tenham acesso a essas regras.

Já estão disponíveis as especificações que ajudam empresas a produzir esses itens, essenciais na prevenção ao Covid-19.

Você pode acessá-las aqui.

Incentivo ao comércio

Para mitigar os efeitos da economia paralisada e preparar os lojistas e prestadores de serviços para a retomada das atividades, a Federação das CDLs de Santa Catarina lançou a campanha ‘A gente se reinventa’ – que inclui ações de valorização do comércio local e de negociações e entendimentos com os clientes.

No mesmo sentido, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul lançou uma plataforma especial, o Jaraguá Entrega, para facilitar o acesso dos consumidores aos estabelecimentos com serviço de entrega no município.

As consultas são gratuitas e podem ser feitas por qualquer interessado. As informações estão disponíveis no site.

Canal de apoio

O Sebrae/SC está mobilizado para garantir informação e atendimento remoto aos empreendedores. Por meio do portal, os empresários podem ter acesso a cursos online gratuitos, consultorias e conteúdo para capacitação.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, o momento exige uma soma de esforços para que os empresários estejam preparados para enfrentar esse momento.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul