Uso de máscaras segue obrigatório em supermercados de SC, salienta associação

Por: Pedro Leal

26/11/2021 - 09:11 - Atualizada em: 26/11/2021 - 10:46

Depois que o governo do Estado publicou o decreto que permite a realização de todos os tipos de eventos, inclusive esportivos, e flexibiliza as regras para o uso de máscaras em Santa Catarina. na quarta-feira (24), a Associação Catarinense de Supermercados reiterou que está mantida a obrigatoriedade da máscara nos estabelecimentos.

As medidas vêm em um momento de redução do contágio no estado, diminuição do risco potencial e do avanço da vacinação. O uso de máscaras será opcional nos ambientes abertos em que há possibilidade de manter distanciamento. Nos ambientes fechados ou naqueles em que não é possível manter distanciamento, o uso continua obrigatório e isso inclui as lojas de supermercados e demais comércios de autoatendimento e similares.

O decreto também autoriza o funcionamento integral dos estabelecimentos que promovam eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimento, inclusive esportivos. No caso das competições de futebol, uma portaria específica trata dos novos limites de ocupação (veja mais abaixo). O decreto também estende a situação de calamidade pública até 31 de março de 2022.

Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, a rotina nas lojas de supermercados se mantém nos mesmos padrões até aqui e a orientação geral permanece nesta linha.

“Estamos engajados na mobilização para manter nossos ambientes seguros contra a Covid-19 tanto para os consumidores como para os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento e isso não vai mudar. A recomendação da ACATS é que todas as pessoas mantenham os protocolos vigentes eliminando ao máximo o risco de contágios”, afirmou.