O UniSENAI abriu nesta segunda (24), em Florianópolis, a primeira graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial de Santa Catarina.
O curso com quatro anos de duração e aulas presenciais na capital busca formar especialistas em desenvolvimento, processamento e análise de grandes volumes de dados.
A primeira turma, com 40 estudantes, já está fechada. As próximas serão anunciadas neste site.
Samuel Silva de Rezende, 18, que sempre gostou de tecnologia, é um dos matriculados. “Tem muita oportunidade de trabalho nesta área.”
Luan Dias, 21, também integra a turma. Ele já fez curso técnico e graduação no SENAI/SC, mantenedor do UniSENAI. “É uma instituição que tenho confiança e me sinto acolhido.”
Consumidores podem negociar dívidas nos Correios a partir de segunda (24)
Ao receber a turma, o vice-reitor do UniSENAI, Maurício Cappra Pauletti, disse que a formação de profissionais qualificados é essencial para o desenvolvimento da indústria e do país.
Atualmente, Santa Catarina tem 22,1 mil empresas de tecnologia. Elas empregam 76,7 mil pessoas e faturam cerca de R$ 24 bilhões por ano.
A falta de profissionais treinados pode levar a atrasos em projetos, redução da inovação e dificuldades na manutenção de sistemas críticos, por exemplo.
Também nesta segunda, o UniSENAI lançou, em Joinville, uma graduação em Engenharia de Controle e Automação.
O curso, com duração de cinco anos, busca formar profissionais para desenvolver, implementar e gerenciar sistemas de controle e automação.
Presente em cinco cidades de Santa Catarina, o UniSENAI tem foco em setores estratégicos: Blumenau (têxtil), Chapecó (alimentos), Florianópolis (TI e inovação), Jaraguá do Sul (energia e mobilidade elétrica) e Joinville (manufatura avançada e processos de fabricação).
Além de graduação, oferece cursos de pós-graduação e extensão voltados à indústria, setor que emprega mais de 900 mil pessoas em Santa Catarina e representa 27% do PIB do estado.